Vida & Saúde

Iniciada obras das Unidades Básicas de Saúde de Capão da Canoa

Mais de Um Milhão e Seiscentos Mil Reais. É este o montante que o município de Capão da Canoa recebeu do Ministério da Saúde para implantar quatro UBS – Unidades Básicas de Saúde.

A obra de três das quatro Unidades Básicas de Saúde, que custarão cada uma delas, cerca Quatrocentos e Oito Mil Reais, já iniciaram e vem sendo construídas nos bairros Santo Antônio e Santa Luzia, e ainda, uma no distrito de Capão Novo.

A quarta UBS, localizada no bairro Arco Íris, deverá ter o início de sua construção nos próximos dias, o que depende da resolução de mínimas questões burocráticas envolvendo a legalização da área, já definida e que será construída, o que já está sendo providenciado pelo setor competente da Prefeitura de Capão da Canoa, responsável pela elaboração e execução dos projetos, ou seja, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento.

Todas as UBS terão uma área de 310 metros quadrados e irão comportar uma recepção com sala de espera, consultórios médicos, além de sanitários masculinos e femininos, onde a Prefeitura, no total, entra com uma contrapartida de recursos financeiros na ordem de aproximadamente Cento e Noventa e Dois Mil e Quinhentos Reais.
O início das obras teve a aprovação da Secretaria Estadual da Saúde do RS.

O Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde é uma das estratégias do Ministério da Saúde para estruturar, qualificar e fortalecer a atenção básica nos Municípios.

Conforme o Secretário de Saúde de Capão da Canoa, Abel Jr, a instalação das quatro UBS irá proporcionar um melhor atendimento a população, sendo que, essas UBS se transformarão posteriormente em Estratégia de Saúde Familiar – ESFs -, fazendo com que o município tenha 70% do seu território coberto com a saúde básica, ou saúde preventiva, indo ao encontro das metas propostas para a área de saúde pública proposta pelo prefeito Valdomiro Novaski e a atual Administração Municipal.

Comentários

Comentários