Inovações para o dia a dia – Por Jayme José de Oliveira

Jayme José de Oliveira
Jayme José de Oliveira
Jayme José de Oliveira

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE – VII

Os passos trilhados pela humanidade compreendem inovações transcendentes pela sua praticidade. Apesar de não causarem o impacto do Tokamak (coluna anterior), por exemplo. Pode parecer para nós que estamos, por enquanto, razoavelmente abastecidos por serviços que atendem nossas necessidades básicas, ser de importância menor. Atentem, contudo, uma região castigada pela crônica falta d’água e assolada por doenças causadas pela inexistência de tratamento dos dejetos, tanto humanos como animais. A instalação dum “omniprocessador” descrito a seguir elevará seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) para um nível jamais sonhado.

O ritmo de inovações em estudo, prestes a ser ou já lançadas no mercado causaria espanto até a um frade de pedra. Os três produtos que abordaremos são exemplos paradigmáticos.

Poderiam, realmente, causar espanto até num frade de pedra, seguramente, contudo, abririam um amplo sorriso de gáudio na face do Papa Francisco. Na sua encíclica “Laudato Si” clama para que os mais abastados dediquem parte de suas atenções para minorar as penas dos necessitados e não cultuem apenas Baal – deus cananeu, o mais poderoso e gerador da fertilidade – e se disponham a espargir parte do muito que possuem para os desprovidos de quase tudo.

Ao se defrontar com a caridade de Bill Gates, certamente, sua alma se regozija e fica convicto que ainda há os que muito possuem e se aprazem em distribuir parte aos muitos que quase nada tem.

OMNIPROCESSOR

IN1 IN2Para demonstração, o bilionário Bill Gates bebeu líquido que minutos antes de ser processado era cocô. Gosto de água diz, afirmando que é tão bom quanto o encontrado em garrafas.

Nos últimos anos, o fundador da Microsoft Bill Gates tem buscado, por meio da fundação que leva o seu nome, incentivar o desenvolvimento de tecnologias que solucionem alguns dos problemas enfrentados pelos países mais pobres do mundo, entre eles, o acesso à água potável. Levando o vídeo publicado na segunda-feira em seu blog em consideração, essa meta pode estar bem próxima de ser alcançada.

O vídeo mostra o filantropo testando uma engenhosa e gigante máquina batizada de Omniprocessor, criada pela empresa JanickiBioenergy. Nas imagens é demonstrado como a criação consegue transformar dejetos humanos em água potável. Ao fim, o próprio Bill Gates testa a engenhoca, bebendo um copo de água que até cinco minutos antes era parte de fezes.

“Eu assisti a uma pilha de fezes entrar na esteira da máquina e ser jogada dentro de uma lata grande. As fezes fizeram seu caminho através da máquina, sendo fervidas e tratadas. Alguns minutos depois eu tive uma prova do resultado final: um copo delicioso de água potável”, escreveu o magnata em seu blog. “A água era tão boa quanto qualquer outra que eu bebi de uma garrafa. E tendo estudado a engenharia por trás do processo, eu a beberia feliz todos os dias. Ela é tão segura assim”, completou.

Gates explica em seu texto que a máquina resolve dois grandes problemas em países em desenvolvimento: destino das fezes e falta de água potável. Usando a máquina, comunidades carentes poderão evitar que dejetos humanos sejam jogados em rios e terão uma fonte de água confiável, além de poder usufruir da energia criada pelo Omniprocessor. De acordo com os criadores da máquina, ela é capaz de criar 86 mil litros de água por dia, além de 150 kw de eletricidade, a partir de dejetos de 100 mil pessoas.

Financiado pela fundação de Gates, o Omniprocessor será levado para Dakar, no Senegal, neste ano para um projeto piloto que oferecerá água potável para a população local.

Minhas considerações:
Pode, à primeira vista parecer estranho, repugnante e até mesmo inconcebível admitir o consumo de água obtiva através de fezes, humanas ou de animais.

Nada mais falso e incongruente. Estamos sendo bombardeados continuamente com maciça propaganda nos induzindo a consumir alimentos produzidos através de técnicas orgânicas livres de agrotóxicos e adubos industrializados. Transgênicos, nem pensar. Como esses produtos hortifrutigranjeiros são adubados? Com fezes e o resultado da decomposição de restos orgânicos de todas as origens.

A natureza recicla os produtos da decomposição orgânica por meio de bactérias e com isso enriquece o substrato e a vida se renova ad aeternum.

Em vez de torcermos o nariz, aplaudamos freneticamente este miliardário, o homem mais rico do mundo, que já foi pobre e que distribui de maneira significativa parte de sua imensa fortuna para fundações em auxílio às comunidades carentes de todo o mundo. Sem distinguir raças, ideologias, religiões ou convicções políticas. Apenas tenta minorar o sofrimento de seres humanos.

DESTINO DE ALIMENTOS VENCIDOS

Supermercado Será abastecido energeticamente por comida estragada.

Toda a energia necessária para abastecer um supermercado da rede Sainsbury, na Inglaterra, será gerada pela queima de gás metano. O gás será produzido pela decomposição, num tanque, de alimentos vencidos, que atualmente vão parar no lixo.

BACTÉRIA TRANSGÊNICA IMPEDE A OBESIDADE

Micro-organismo criado por cientistas dos EUA envia sinais para o cérebro, freando o apetite e evitando o ganho de peso. Estima-se que 30% da população mundial (2,1 bilhões) está acima do peso.

Cientistas americanos acrescentaram um gene à bactéria “Escherichia coli” que faz parte da flora intestinal e é inofensiva. Graças a isso ela ganhou o poder de produzir “N-acilfosfatidiletanol”. Este hormônio é produzido pelo organismo humano e tem como função indicar para o cérebro que a pessoa comeu o suficiente.

Um grupo de ratos de laboratório recebeu a bactéria e comida à vontade. Depois de oito semanas os níveis de obesidade caíram e os ratos até começaram a perder peso. O hormônio induziu os ratos a comer menos, sem efeitos colaterais. Agora os pesquisadores querem testar a descoberta em humanos. Se ela funcionar, será possível criar uma bebida probiótica (tipo Actívia ou Yakult) que as pessoas beberiam para emagrecer.

Jayme José de Oliveira – cdjaymejo@gmail.com

Comentários

Comentários