Inpe prevê chuva forte no Rio Grande do Sul
Há chances de ocorrência de chuva forte localizada no extremo noroeste gaúcho e no extremo oeste catarinense, assim como no sudoeste do Paraná.
Essas pancadas de chuva podem ser acompanhadas de raios, vento forte e granizo. Há maior chance de ocorrerem à tarde e à noite.
Com a volta da chuva, o governo do Estado mantém o alerta para que as prefeituras observem os níveis dos rios, as possíveis áreas de alagamento e providenciem, como medida de precaução, a retirada de famílias de zonas ribeirinhas. De acordo com a Defesa Civil, na quinta-feira (17), podem ocorrer pancadas e trovoadas no Rio Grande do Sul, além de chuva forte no Noroeste. Os termômetros devem marcar 25 graus.
“O governo gaúcho se preparou para este tipo de fenômeno assim que recebeu a notícia da ocorrência do El Niño”, afirmou o subchefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso. Para dar uma rápida resposta às comunidades gaúchas em caso de eventos climáticos adversos, o Estado capacitou 267 municípios através de Defesas Civis Municipais. Nesta terça-feira, ocorre em São Luiz Gonzaga o treinamento de representantes de 32 municípios.
O Daer reforça a recomendação aos motoristas para que dirijam com atenção redobrada nas proximidades de cursos d'água e encostas.<!– .replace('
','').replace('
','') –>