Inscrições abertas para curso EAD do IBGE sobre aplicações do censo demográfico: vagas reservadas para o RS
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para o segundo curso da série de capacitações a distância (EaD) voltadas para o público externo.
O curso “Conceitos e Aplicações do Censo Demográfico em Políticas Públicas” tem como objetivo disseminar informações estatísticas públicas que fomentam o debate sobre os problemas, demandas e prioridades da sociedade brasileira.
As inscrições estão abertas até 31 de julho e podem ser feitas através do link: https://eadmin.ciar.ufg.br.
Com duração de 30 horas, o curso integra o Programa Censo Demográfico para a Gestão Pública, desenvolvido em parceria com o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O curso estará disponível a partir de 7 de agosto, e os participantes terão até 6 de setembro para concluí-lo. Aqueles que alcançarem um aproveitamento acima de 70% receberão um certificado ao final.
Estão disponíveis 500 vagas, direcionadas preferencialmente para gestores e técnicos da administração pública municipal e estadual, com 40 vagas reservadas especificamente para o Rio Grande do Sul.
As vagas também são destinadas a servidores da rede capilarizada do IBGE, universitários (professores, estudantes e pesquisadores) e integrantes de movimentos sociais.
Caso o número de interessados ultrapasse o limite de vagas, será criada uma lista de espera para futuras turmas. A relação dos inscritos será divulgada em 2 de agosto na página da ENCE.
Os participantes que concluíram o primeiro curso da série, “O Papel do IBGE e a Importância do Censo Demográfico”, destacaram a relevância da capacitação para uma melhor compreensão das atividades do IBGE e das pesquisas realizadas pelo órgão, essenciais para a formulação de políticas públicas no Brasil.
O programa ainda oferecerá mais dois cursos EaD de 30 horas cada: “Conceitos e Aplicações do Censo Demográfico para o Desenvolvimento Econômico” e “Conceitos e Aplicações do Censo Demográfico para o Desenvolvimento Sustentável”.
Aqueles que completarem os quatro cursos com um aproveitamento superior a 70% poderão se inscrever na “Oficina Prática de Formação de Multiplicadores: Elaboração de Políticas Públicas com Base em Dados do IBGE”, que será remota e síncrona, com duração de 32 horas.
Além disso, novos cursos serão disponibilizados a partir do segundo semestre, abordando temas nas áreas de Demografia, Estatística e Geografia.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp