INSS confirma comparecimento de segurados
A partir desta segunda-feira (18), servidores do INSS irão ligar para os segurados que agendaram atendimento no INSS, para confirmar o comparecimento. O objetivo é conscientizar os beneficiários sobre a importância de comparecerem às Agências da Previdência Social (APS) nos dias e horários marcados e, com isso, reduzir os prazos da agenda eletrônica. Esta ação faz parte do Plano de Redução de Prazos da Agenda Eletrônica, publicado no Diário Oficial da União (DOU) no mês passado.
Caso o segurado não confirme o comparecimento, a vaga será imediatamente cancelada pelo operador da Central e o dia e horário serão marcados para que outro segurado seja atendido. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende, com essa ação, reduzir o índice de desistência ou de ausência e aumentar a oferta de vagas pelo Sistema de Agendamento Eletrônico (SAE).
Inicialmente, as ligações serão apenas para os segurados que agendaram atendimento e aguardam para requerer benefícios nas unidades de atendimento. Já a confirmação do beneficiário que agendou uma perícia médica terá início numa segunda fase, com data a ser divulgada pelo Instituto. É importante esclarecer que o segurado que tem data marcada, mesmo se não receber a ligação da Central 135, deverá se apresentar na APS no dia e horário que está marcado.
Além de confirmar a data do atendimento, o operador da Central 135 perguntará ao segurado se ele tem toda a documentação necessária para requerer o benefício. Ou seja, vai checar se o segurado tem identidade, o CPF, um comprovante de residência, PIS, CTPS ou carnês, certidão de nascimento ou casamento e endereço com CEP. Esta documentação será solicitada ao segurado no dia em que ele for a APS para ser atendido.
Segundo o diretor de Atendimento do INSS (Dirat), Leonardo Schettino, pesquisa realizada pela Dirat revela que 30 por cento dos segurados que agendam horário para atendimento não comparecem às Agências da Previdência Social (APS). Isso gera desperdício da capacidade instalada e dilata os prazos de atendimento da agenda. Ou seja, outros segurados que estão aguardando na fila poderiam ser atendidos nesses horários marcados e não utilizados. Mensalmente, são feitos 300 mil agendamentos de atendimentos pela Central 135.