Instalado em Torres primeiro Comitê de Prevenção à Violência do Litoral Norte
Foi lançado, nesta sexta-feira (6), em Torres, o primeiro Comitê de Prevenção à Violência no Litoral Norte. Com a integração e articulação com entidades governamentais e não-governamentais, o governo do Estado pretende reduzir, nos próximos quatro anos, 20% da violência no RS. O propósito da iniciativa é unir forças da sociedade em torno do Projeto de Prevenção da Violência (PPV), que integra o Programa Estruturante Saúde Perto de Você, gerenciado pela Secretaria Estadual da Saúde.
Também está prevista a construção de uma política de enfrentamento ao crack. Para o secretário da Saúde, Osmar Terra, o crack é o fator número 1 de geração da violência. “É uma droga especialmente diferente das outras. Chegou há cerca de dez anos ao Estado e hoje é a nossa maior epidemia de saúde pública. Temos que, no combate à violência, tirar as pessoas da dependência e prevenir contra a droga. Esperamos reduzir todas as formas de violência, que acabam gerando a violência maior, a das ruas”, afirmou.
Torres já havia concretizado políticas articuladas em relação ao PPV, conforme lembrou a gerente do programa, Jane Maria Dalacorte Moreira. “As cidades geralmente se preparam para implantar o projeto primeiramente em um bairro, mas Torres pretende realizar o programa na cidade inteira”, enfatizou.
Também participaram do evento o prefeito João Alberto Machado Cardoso, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Valmir Daitx Alexandre, e a delegada titular da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Maria Beatriz Bolzan.