Internet ultrapassa TV, jornais e rádios como mídia mais consumida

As mídias eletrônicas já atraem mais atenção de usuários com até 55 anos de idade em todo o mundo em relação a jornais, TVs e rádio, segundo estudo divulgado neste domingo pela União Internacional de Telecomunicações (do inglês, ITU), braço da ONU para telecom.

Conduzido entre todos os países que participam das Nações Unidas, o levantamento “Digital Life 2006” se propõe a estudar o impacto das tecnologias no cotidiano da sociedade a começar por mudanças sociais.

A internet é a mídia mais consultada em todas as categorias até 54 anos, com até 16 horas semanais passadas online. Antiga líder, a TV não ocupa a segunda posição apenas entre as pessoas com mais de 55 anos, que passam 17 horas por semana em frente à tela.

O tempo gasto com jornais, revistas e cinema chega a ser até 7 vezes menor que o uso de internet, enquanto rádios ocupam cerca de um quarto do tempo de atividades online, diz o capítulo “Being Digital” do estudo, clara referência ao livro escrito pelo pesquisador Nicholas Negroponte em 1995.

O aumento no consumo de mídias eletrônicas tem relação com a crescente penetração de banda larga, afirma o estudo, exemplificando que, em 2005, a conexão mais que quintuplicou em apenas três anos, com destaque para o impulso da banda larga móvel em 2004.

Em 2006, o total de conexões de banda larga em todo o mundo atingiu 277 milhões, com 166 países dispondo do serviço e maior concentração na Ásia (41,2%) e na América (32,2%).

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