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Investimentos em publicidade online disparam na Inglaterra

Os investimentos em publicidade online dispararam 66 por cento, para 1,37 bilhão de libras, na Inglaterra, em 2005, afirma um relatório divulgado nesta terça-feira. O valor dá ao meio uma participação de 7,8 por cento sobre o total dos gastos em propaganda no país, acima de rádio, revistas e outdoors.

Os investimentos em publicidade online, que tinham uma participação de mercado de 4,9 por cento no país em 2004, cresceram conforme mais consumidores decidiram assinar serviços de banda larga e mais anunciantes resolveram dedicar maior parte de seus orçamentos para o meio eletrônico.

O crescimento foi motivado em parte por anúncios classificados, que cresceram 62,4 por cento, para 262,2 milhões de libras, informou o Internet Advertising Bureau.

Em comparação, jornais no Reino Unido estão sofrendo com uma queda no mercado de classificados. A participação do segmento caiu 5,1 por cento em 2005. Segundo as tendências atuais, a participação dos jornais ingleses no bolo publicitário do país deverá ser em breve superada pela fatia detida pelas empresas de Internet, mesmo com as editoras comprando ativos para tentar aumentar suas atividades no mundo online.

“Esses números superam todas as nossas expectativas iniciais”, disse o presidente-executivo do IAB, Guy Phillipson. “Nossa próxima marca significativa é de 2 bilhões de libras –uma possibilidade real dentro dos próximos 12 meses, o que tornará a mídia online maior que a impressa.”

O mercado de publicidade online vinculada a buscas de internautas, disputado por empresas como Google, Yahoo e Microsoft, registrou os maiores ganhos, crescendo 78,8 por cento, para 768,4 milhões de libras em 2005.

Recrutamento foi a categoria online com maior representação, detendo 22 por cento de participação do segmento. Em seguida aparece finanças, 17,4 por cento; automóveis, 12,4 por cento; e entretenimento e mídia, 10,2 por cento.

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