Vida & Saúde

IPE estende o recadastramento de pensionistas até dia 16 de dezembro

O Instituto de Previdência do Estado (IPE) estende até o próximo dia 16 de dezembro o recadastramento das 49 mil pensionistas do Rio Grande do Sul. Desde 04 de outubro, quando iniciou o processo, 21 mil pessoas já se recensearam.

O Censo faz parte do Programa de Apoio à Reforma dos Sistemas Estaduais de Previdência-Parsep – e objetiva adequar o cadastro do IPE às regras do Ministério da Previdência (MPS), agregar novas informações à base de dados dos beneficiários e dar mais confiabilidade e segurança ao sistema. O calendário de atendimento foi dividido de acordo com o mês de aniversário da pensionista e o instituto disponibiliza dezesseis postos de recadastramento, sendo um na capital e 15 no interior (ver quadro abaixo).

O diretor de previdência do IPE, Artur Dessessards Júnior , informa que a documentação necessária para o recadastramento está disponível no site www.ipe.rs.gov.br e também por meio de manual informativo distribuído junto as entidades de classe de servidores, órgãos públicos e agências do IPE. “A pensionista que efetuou a renovação da pensão nos meses de agosto e setembro e que tenha sido fotografada não precisará participar do censo”, esclarece.

O instituto informa que as pensionistas domiciliadas no interior, onde não haja posto de recadastramento, poderão encaminhar a documentação através dos escritórios e agências do IPE.; Já as que residem fora do Estado, deverão enviar cópia autenticada da documentação e foto 3×4 atualizada, via sedex, para Av Borges de Medeiros, 1945 – 1º andar – ala sul – Porto Alegre. O IPE disponibliza o telefone (51) 3210 -741 para informações às pensionistas.

Segundo Dessessards Júnior, o novo sistema vai permitir a melhoria do atendimento dos pensionistas já que o IPE disporá de informações atualizadas em um banco de dados previdenciário e não somente administrativo. Para o presidente do IPE, Eloi Zanella, o censo vai qualificar o gerenciamento dos recursos da previdência Estadual, evitando fraudes e assegurando a manutenção dos benefícios atuais e futuros. “Além da qualificação do sistema, o censo é uma obrigação legal dos órgãos previdenciários junto ao MPS para o recebimento do certificado de regularização previdenciária, fundamental para o repasse de verbas federais para o Estado”, finaliza Zanella.

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