Irã e P5+1 retomam negociações sobre programa nuclear
O Irã e os países que compõem o grupo denominado P5+1 retomaram hoje (6), em Genebra, na Suíça, as discussões sobre o programa nuclear iraniano. A negociadora da república islâmica é Saeed Jalili, enquanto Catherine Ashon, chefe da diplomacia da União Europeia, é a negociadora em nome dos Estados Unidos, da China, da França, do Reino Unido, da Rússia e da Alemanha, os países que compõem o grupo. As negociações foram interrompidas há um ano.
Catherine Ashton expressou a esperança de que as negociações sejam abertas e claras, para que se chegue a um resultado positivo. Saeed Jalili reafirmou que os direitos do Irã precisam ser preservados e que as negociações em Genebra devem ser baseadas na justiça e no mútuo respeito.
Em Teerã, capital iraniana, o ministro do Exterior, Ramin Mehmanparast, disse que a atitude do grupo determinará os resultados das discussões sobre o programa nuclear do Irã. “Se os membros adotarem uma política baseada no respeito aos direitos do país, e sua contribuição para resolver os problemas globais, um grande passo será dado no sentido de se estabelecer a paz e a estabilidade”, disse o chanceler.