Variedades

Itaipu: causa do apagão permanece indefinida

A causa do blecaute ocorrido em vários estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste na noite de ontem (10), permanece indefinida. Segundo informações da Hidrelétrica de Itaipu divulgadas no final da manhã, a hipótese mais provável é que tenha ocorrido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o sul e sudeste.

Às 6h d e hoje (11), Itaipu voltou a operar normalmente, com 18 unidades (duas estão em manutenção, como ocorre normalmente), depois de ter a produção paralisada por uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro, que afetou inclusive a geração para o Paraguai.

De acordo com a empresa, nenhuma das máquinas desligou – elas ficaram operando no vazio, aguardando o restabelecimento do sistema. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

A pane ocorreu exatamente às 22h14 de ontem (10). Por efeito dominó, também o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido, sendo restabelecido em 15 minutos.

Segundo a nota de Itaipu, logo a seguir, uma pequena carga começou a ser mandada para a Companhia Paranaense de Energia (Copel). A partir daí, as unidades foram progressivamente entrando no sistema elétrico brasileiro, até a geração ser normalizada.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek e o diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, participam, em Brasília, de uma reunião com autoridades do setor elétrico para analisar o problema.

Comentários

Comentários