IV Festa da Imigração Polonesa acontece em Santo Antônio
Com essa finalidade estiveram visitando o Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, os Srs. Eduardo Iaronka e Cláudio Robaski, que integram a comissão organizadora do evento que é realizado de dois em dois anos.
“Trabalhamos durante um ano, a partir de Janeiro, para organizar a festa e descansamos no ano seguinte”, afirma Cláudio.
Eduardo acrescenta que este ano, além da presença do bispo diocesano de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, estará visitando a comunidade o cônsul polonês no Estado.
Haverá também apresentação de grupos folclóricos, como o Solidarnos, de Dom Feliciano.
A programação estabelece para as sete horas da manhã daquela data, alvorada festiva com queima de fogos de artifício, buzinaço e repicar do sino. Trinta minutos depois, o pavilhão será aberto para o café da manhã com comidas típicas polonesas como a murcilha, pierog e café feito na hora.
Às 10 horas será celebrada missa em honra de Nossa Senhora de Monte Claro (Czentochowa em polonês), por Dom Zeno.
Às 11:30, será servido o almoço que terá lingüiça assada no espeto e cuca assada em forno de lenha. Dentre as atrações da tarde, haverá a presença de bandas para a domingueira (Champion e Ponto Com).
No palco externo, serão apresentadas diversas atrações.
Integram a comissão organizadora 24 pessoas e a festa tem cinco casais como festeiros. São soberanas: Bruna Iaronka (rainha), Bianca Robaski (1ª princesa), e Ana Paula Robaski (2ª princesa).