Jogos buscam conscientizar para o aumento da doação de órgãos em Torres
Para conscientizar, cativar e mostrar o quanto é importante ser um doador de órgãos e tecidos e, assim, salvar vidas, acontece neste domingo (15/2) o 3º Jogo pela Conscientização. O evento acontece na Arena da Praia Grande, a partir das 9h30min. Este ano tem inovações: serão três jogos. O jogo entre o time da Cultural FM e a equipe da Prefeitura Municipal abre as atividades esportivas.
Depois segue uma partida entre dois times femininos: Profissionais da Saúde de Torres contra Profissionais da Saúde de Porto Alegre, buscando uma integração maior com a sociedade.
Na seqüência acontece o jogo principal, que será entre os Transplantados do RS e os Profissionais da Saúde de Torres, a partir das 11h.
A iniciativa da ação é da Rádio Cultural FM e da Associação dos Transplantados de Fígado do RS (ASTRAF). A partida de integração entre pacientes transplantados e profissionais da saúde visa divulgar e popularizar a doação de órgãos. Segundo o presidente da ASTRAF, Jorge Kramer, que estará em Torres neste fim de semana, no Estado houve redução da doação de órgãos pelo segundo ano consecutivo. “Um dado bastante preocupante”, revela. Assim, durante o evento, os veranistas receberão informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
O Jogo Pela Conscientização aconteceu pela primeira vez em 2003, na SAPT, e teve como objetivo reforçar a importância de ser doador de órgãos e tecidos. Na época, a iniciativa foi da ASTRAF (Associação dos Transplantados de Fígado do RGS) e da Astrarecrolin (Associação dos Transplantados e Renais Crônicos do Litoral Norte), com apoio da sociedade torrense.
Em 2008, após cinco anos sem acontecer, o evento ressurgiu, realizado pela ASTRAF (Associação dos Transplantados do Fígado do RGS) e Rádio Cultural FM, contando com o apoio da Prefeitura de Torres e comunidade torrense.