Variedades

Jornal destaca importância para os EUA da visita de Lula

O encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, às 12h deste sábado (horário de Brasília), gera expectativas não só entre os brasileiros.

Um artigo do jornal The Washington Post expressa otimismo em relação à visita e ressalta a necessidade de cooperação dos EUA com o Brasil no campo energético. Em comparação a outros países, diz o jornal, o impacto da crise mundial sobre a economia brasileira foi mais brando.

Um dos principais pontos destacados é o esforço do presidente Lula para que os EUA mudem sua postura em relação à América Latina — inclusive no que diz respeito ao histórico embargo econômico imposto a Cuba.

O texto do Washington Post ainda cita uma entrevista do secretário-assistente de Estado para Relações com o Hemisfério Ocidental, Thomas A. Shannon Jr, em que o funcionário destaca iniciativas do governo brasileiro, como o incentivo à produção de biocombustíveis, o combate à discriminação racial e o apoio à prevenção da aids na África. Para Shannon, “o Brasil está prestes a se tornar uma potência e é o tipo de parceiro que nós queremos”.

A questão energética é fundamental nas relações entre os dois países, frisa o artigo. Além da pesquisa de combustíveis alternativos, a descoberta de grandes reservas de petróleo no litoral brasileiro é destacada e apontada como “um meio de livrar os EUA da dependência do óleo venezuelano”.

Comentários

Comentários