Vida & Saúde

Jovens de até 24 anos podem ser vacinados contra a hepatite B

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), instituição vinculada à Secretaria da Saúde, informa que foi ampliada a faixa etária para a vacina contra a hepatite B, que agora pode ser aplicada em jovens de até 24 anos.

A mudança segue as diretrizes do Ministério da Saúde, e todos os municípios do Rio Grande do Sul estão aptos para a imunização, que já consta no calendário oficial de vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o ano de 2011. Antes, apenas pessoas até 19 anos de idade tinham direito a essa vacina.

Os programas estaduais de Hepatites Virais e de Imunizações, juntamente com a Secretaria Estadual da Educação e ONGs, desenvolvem ações, em parceria com os municípios, para conscientizar os jovens sobre a importância da vacina e da prevenção da doença. Somente o esquema completo de vacinação, com três doses, confere imunidade – o intervalo entre a aplicação da primeira a terceira dose deve ser de seis meses.

As hepatites virais são consideradas problemas de saúde pública em razão de sua alta prevalência e gravidade e são causadas por vários tipos de vírus.

A doença apresenta-se como uma inflamação no fígado. No RS, as hepatites A, B e C são as mais frequentes.

Comentários

Comentários