Geral

La Niña: ondas de frio podem se prolongar até outubro no RS

O grupo de clima do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos realizou a sua reunião mensal nesta quinta-feira e chegou à conclusão que o fenômeno La Niña já está ativo. Para os gaúchos, isso pode significar um prolongamento das ondas de frio e um verão seco.

O La Niña se caracteriza pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Após observar que três diferentes regiões de uma área do mar que se estende do Leste da Austrália ao Oeste do Peru estão com temperaturas abaixo da média, configurando a existência do fenômeno. O grupo concluiu também que a maioria dos simuladores indicam que, entre 2010 e 2011, o La Niña deve ter intensidade moderada a forte.

O efeito desse resfriamento no Sul do Brasil será um verão menos chuvoso, com risco de seca em algumas áreas. De forma mais imediata, os gaúchos podem sentir frio por mais tempo, pois o fenômeno pode estimular a formação de massas de ar polar, fazendo com que ondas de frio invadam o Estado depois da segunda quinzena de setembro, quando começa a primavera. Os ciclos de baixas temperaturas podem permanecer até mesmo, no início de outubro.

Comentários

Comentários