Geral

Lagoa do Violão recebe tratamento em Torres

A Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Obras, está realizando a manutenção do entorno da Lagoa do Violão, importante ponto turístico do Município.

O trabalho compreende capina, varrição e recolhimento de lixo. Na última semana, também foi realizada a retirada do excesso de aguapés. Essas plantas fazem parte do ecossistema da Lagoa do Violão e são importantes, pois atuam na limpeza da água. No entanto, “representam perigo à lagoa quando cobrem todo o espelho dágua, porque, neste caso, impedem a oxigenação da água”, explica o secretário de Obras, Jair Machado.

A retirada dos aguapés é feita manualmente por servidores da Secretaria de Obras. Uma parte do material recolhido é transportado até a antiga Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Getúlio Vargas.

Lá os aguapés passam pelo processo de decomposição gerando adubo orgânico para as plantas do Horto Florestal da Prefeitura.

A outra parte é utilizada na contenção de dunas associada ao plantio de mudas de margaridas. O manejo dessas plantas aquáticas é orientado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que também é responsável pelo projeto de contenção delas em ilhas, evitando que se espalhem por toda a Lagoa do Violão.

Comentários

Comentários