Lentilhas da mãe
Parece clichê, mas por algum motivo que não se explica, nós imaginamos que o simples mudar de ano tornará tudo diferente. Não sei se é algo espiritual, cultural, cósmico…não sei realmente. Comemoramos pela chegada de um novo dia. Um dia que na verdade será igual aos demais, exceto pelo fato de ser feriado e muitos de nós não termos de trabalhar. Não parece um absurdo? Comemos (até demais as vezes), bebemos (normalmente demais), dançamos, estouramos fogos! Isso sem falar nos tradicionais absurdos: pular ondas, guardar sementes de uvas na carteira, usar roupa dessa ou daquela cor, etc.
Ou talvez o mais famoso desses: comer um prato de lentilhas como forma de ganhar dinheiro ao longo do ano! Quem disse que lentilha traz dinheiro? Com certeza os produtores de lentilha é que lucram com essa data!
Com total respeito a saudável diversidade de opiniões, a mim, tudo isso parece uma baboseira sem tamanho. Mas pelo sim pelo não, acabo sempre comendo a deliciosa lentilha de minha mãe! Vai que dá certo não é?
Pois bem, mas de fato, acontece algo inexplicável que torna as pessoas por um momento mais abertas, mais dispostas a iniciar projetos e mudar os hábitos e a rever conceitos. Começamos dietas, planejamos orçamentos, planificamos sonhos e prometemos a nós mesmos não cometermos os mesmos erros do passado para fazer um ano realmente diferente.
Àqueles que como eu refletiram sob os mais diversos aspectos de sua vida durante esses dias, convido-lhes a outra reflexão: o que você pretende fazer em 2011 para de fato ganhar dinheiro, além de comer lentilhas? De que forma você pretende investir seu dinheiro em 2011 de forma a rentabilizá-lo da melhor forma?
No ano de 2010, mais uma vez, a caderneta de poupança se mostrou a forma mais popular de investimento. A entrada líquida de recursos nas cadernetas somou quase R$ 39 bilhões, um aumento de 27% frente 2009. Obviamente que todo esse crescimento se explica pela ascenção social de muitas pessoas que chegaram à nova classe média e que passou a usar bancos. Dado que a poupança é o mecanismo mais conhecido e talvez o mais simples de investimento, ela acaba seduzindo um número maior de Investidores.
Mas chamo a atenção para a rentabilidade oferecida por essa modalide de investimento: o rendimento dela no ano passado foi um dos mais baixos da história ficando em 6,9%, abaixo dos 7,05% de 2009. Isso considerando a rentabilidade bruta. Se descontarmos a inflação o ganho real é bem menor: 1,57%, um dos menores do mercado!!
Você pode até argumentar que as ações também não tiveram um ano tão positivo, uma vez que o Ibovespa encerrou o ano com uma pífia valorização de apenas 1,04%. No entanto vale mencionar que o Ibovespa é apenas uma média do desempenho de ações de diversas empresas. O investidor que comprou ações da conhecida mineradora Vale, ou que apostou na fabricante de aeronaves brasileira, Embraer, por exemplo, teve um excelente ano, vendo seus investimentos renderem algo em torno de 17% e 28%.
Ou então aquele que apostou nas ações da gigante Ambev, teve motivos de sobra para comemorar, uma vez que as ações da empresa apresentaram alta de nada mais nada menos que 50%!
Se o ano novo é um momento de reflexão devemos aproveitar para refletirmos sobre novos conceitos, novas formas de vermos o mundo e de agirmos. Uma dessas frentes de mudança deve ser nossa forma de pensar nossos investimentos! Certamente que investir em ações requer um pouco mais de atenção e que não é tão simples acertar a mão nos investimentos, como nos exemplos que citei acima. No entanto, uma coisa é certa: a bolsa nos apresenta uma infinidade de oportunidades que devemos aprender a aproveitar. Só como exemplo, nessa semana (entre os dias 03/01/2011 e 07/01/2011), as ações da Companhia Siderúrgica Nacional, uma das maiores siderúrgicas do país, acumularam alta de cerca de 8%, ou seja, mais do que a rentabilidade de um ano de poupança!
Adoro comer as lentilhas feitas pela minha mãe, e acho que muitos de vocês também devem gostar dessa leguminosa. Entretanto, em se tratando de dinheiro, acredito que devemos aproveitar o nascimento desse novo ano para refletirmos um pouco mais acerca do assunto!
William Castro Alves
Analista da XP Investimentos