Lixo domiciliar de Torres é levado para Santa Catarina

O lixo domiciliar de Torres começou a ser transportado e depositado na cidade de Içara, Santa Catarina, numa média de 14 a 18 toneladas por dia. É que o aterro sanitário de Torres, localizado no Campo Bonito, foi desativado no dia 5 de março. A área passará agora por um processo de recuperação ambiental, já que foi degradada ao longo dos anos pela colocação de lixo em geral.

Segundo o secretário de Obras e Trânsito, José Ivan Pereira, desde o dia 5 de março “é proibido colocar qualquer tipo de lixo no aterro sanitário. A prefeitura inclusive já instalou uma placa de advertência no local”, explicou José Ivan.

A Prefeitura realizou uma licitação entre as empresas interessadas e que atuam nesse segmento, de transporte e destinação do lixo. “Ou seja, não é apenas transportar o lixo, mas sim também encontrar um local adequado e legalizado para depositá-lo”, acrescentou o secretário.

Assim, desde o dia 5 de março, todo lixo domiciliar urbano de Torres está sendo levado para Içara. Ao mesmo tempo, de forma lenta e gradual, iniciaram as atividades da Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo – RECIVIDA – instalada em Águas Claras.

A previsão é de que num prazo de 6 a 8 meses a Usina – que foi construída entre 2002 e 2004 e nunca funcionou, sendo alvo inclusive de um incêndio criminoso, e teve equipamentos e utensílios roubados – comece a operar. Dia 14, a Prefeitura assinou convênio com a Associação de Recicladores e Reaproveitamento de Materiais do Município de Torres (AREMA) para que seus associados comecem a trabalhar no local, com a separação manual do lixo.

Comentários

Comentários