Lula determina intensificar negociações para aprovar CPMF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta segunda-feira que sejam intensificadas as negociações no Senado para garantir a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011 sem alterações.
A idéia é manter o texto já aprovado pela Câmara, mas o presidente sinalizou que o governo pretende sugerir eventuais desonerações por meio de medida provisória ou projeto de lei. Porém, não indicou prazos nem data.
A orientação ocorreu durante a reunião de coordenação política de Lula com o vice-presidente José Alencar e os ministros Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais), Paulo Bernardo (Planejamento), Franklin Martins (Secretaria de Comunicação), Luiz Dulci (Secretaria Geral), além do chefe-de-gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho.
Durante a reunião, o presidente disse ainda que o governo vai assumir o compromisso de sugerir a desoneração desejada pela oposição. Afirmou também que está confiante que será possível aprovar até dezembro a prorrogação da CPMF.
Na reunião, Alencar detalhou sua visita ao Senado, quando conversou com líderes da oposição e da base aliada do governo, apelando em favor da aprovação da CPMF até 20 de dezembro. A conversa ocorreu na última quarta-feira.
Ao final da conversa, o presidente fez um breve relato sobre sua viagem de uma semana para quatro países africanos.
A Folha Online apurou ainda que Lula deverá repetir o relato sobre a viagem para empresários no Palácio do Planalto na próxima quarta-feira, quando pretende expor os projetos do governo e pedir pra que eles invistam no país em nome da aceleração do crescimento econômico.