Variedades

Lula diz que não costuma ler jornal e revista

Criticado pelo distanciamento mantido em relação à imprensa, em especial no primeiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que não faz parte de sua rotina ler jornais ou revistas, nem acompanhar o noticiário de sites e blogs na internet. Em entrevista à revista Piauí, o presidente justificou: – Porque tenho problema de azia.

Lula afirmou que, desde que assumiu o Palácio do Planalto, não mudou de opinião em relação à mídia:

– A imprensa brasileira tem um comportamento histórico em relação a mim.

Repetindo as falas que costumam rechear discursos críticos em relação ao noticiário político, Lula disse não se preocupar, por confiar na inteligência de leitores, ouvintes e telespectadores. Ainda assim, o presidente se diz bem informado.

– Um homem que conversa com o tanto de pessoas que eu converso por dia deve ter uns 30 jornais na cabeça todo santo dia – explicou, acrescentando que é avisado por auxiliares no caso de notícias relevantes.

A entrevista à Piauí foi a 176ª concedida pelo presidente, segundo a revista. Em 2008, diz o texto, a imprensa bateu um recorde de conversas com Lula. Durante o primeiro mandato, foram menos de 50. Já no ano passado, foram 57 entrevistas só para a imprensa estrangeira.

Ontem, três dias depois de chegar à praia de Inema, na Base Naval de Aratu, em Salvador, o presidente recebeu a visita do governador baiano, o também petista Jaques Wagner, pela manhã. Já bastante corado, depois do fim de ano em Fernando de Noronha e dos dias de descanso na Bahia, o presidente passeou pela praia de sunga azul, ao lado da primeira-dama Marisa Letícia, e do governador. Wagner, por outro lado, mostrou-se não muito adepto a praias, ao aparecer bem pálido, de sunga branca.

Às 10h20min, o helicóptero que levou o governador chegou à base naval. Dez minutos depois, os três já estavam na praia. Sem se importar com os jornalistas, que mais uma vez não puderam passar do píer da Praia de São Tomé de Paripe, a cerca de um quilômetro do ponto usado pela família presidencial para se distrair, Lula passou protetor solar na mulher antes de mergulhar com o governador. Os dois passaram quase uma hora conversando, sozinhos, no mar. De acordo com a assessoria do governador, o convite para que ele passasse a manhã com Lula partiu do presidente, de quem é amigo há três décadas.

Comentários

Comentários