Lula sai em defesa de Hugo Chávez

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do venezuelano Hugo Chávez nesta quarta-feira. Lula protegeu o presidente da Venezuela de acusações na polêmica com a Espanha, após o incidente com o rei Juan Carlos de Borbón. O presidente brasileiro reiterou sua posição favorável à entrada da Venezuela no Mercosul e disse que Chávez é democrata.

— Podem criticar Chávez por qualquer outra coisa. Inventem uma coisa para criticar Chávez. Mas, por falta de democracia não — disse Lula em conversa informal com jornalistas no palácio do Itamaraty, sede da Chancelaria.

Sobre a polêmica internacional iniciada após incidente na Cúpula Ibero-Americana do Chile, entre Chávez e o rei Juan Carlos da Espanha, Lula disse que o presidente venezuelano não exagerou na sua reação.

— Não há divergências entre o rei Juan Carlos e Chávez. Há muitas divergências entre outros chefes de Estado. A divergência faz parte de um encontro democrático — declarou o presidente brasileiro.

Ele argumentou que nas reuniões do G8, na qual o Brasil costuma comparecer como convidado, costumam acontecer sérias discussões por posições conflitantes, que saem do protocolo.

Lula foi testemunha do episódio na semana passada, na sessão final da Cúpula, quando Chávez acusou o ex-chefe do Governo espanhol, José María Aznar, de ter apoiado um golpe militar que o tirou do poder por 48 horas em abril de 2002.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados adiou ontem novamente uma primeira votação sobre o ingresso da Venezuela no bloco regional, que deve ser aprovada pelo Congresso para que entre em vigência.

Comentários

Comentários