Maçã poderá fazer parte do cardápio da merenda escolar
A maçã produzida no Rio Grande do Sul poderá fazer parte do cardápio da merenda escolar da rede pública estadual . A ideia é do deputado Francisco Appio (PP), proponente do Projeto de Lei 158/2009.
Appio afirma que a inclusão da maçã na merenda irá “contribuir para o aumento do consumo do produto no Estado e, consequentemente, para o incremento da produção e renda do setor de maçãs gaúcho”. Dados do Atlas Socioeconômico do RS, do período de 2004 a 2006, indicam o Estado como o segundo maior produtor nacional de fruta com 327.068 toneladas, que representam 36,42% do total produzido no país. A região dos Campos de Cima da Serra é a maior produtora com 67,7% do total produzido, 221.347 toneladas.
O parlamentar também argumenta que o consumo da maçã traz benefícios à saúde das crianças e dos adolescentes. Ele destaca que a fruta tem alto valor de vitaminas do complexo B, vitamina C e potássio, além de ser composta por fibras, principalmente da pectina. “O consumo regular da pectina tem se mostrado eficaz no controle da glicemia, auxiliando os portadores de diabetes a manter a boa saúde, e também atua na redução do mau colesterol”, explica.
Appio acrescenta ainda que as vitaminas do complexo B, contidas na fruta, colaboram para a saúde do sistema nervoso, o crescimento infantil e fazem bem para a pele. “Os taninos e os flavonóides, fitonutrientes presentes na maçã, possuem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, atuando como adstringente e como antinflamatórios”, complementa. O PL está em tramitação na Assembleia Legislativa desde o dia 6 de agosto.