Mais de 10 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe A em Torres
Segundo a enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica de Torres, Catarina Vieira, no momento não há previsão de recebimento de novas doses da vacina. “As únicas vacinas disponíveis agora nos postos de saúde do município são as segundas doses das crianças que receberam pela primeira vez este ano a imunização”, explicou a enfermeira, orientando ainda que todas as crianças que receberam a primeira dose devem retornar para tomar a segunda. “É imprescindível a apresentação da carteira de vacinação”, alertou Catarina.
As pessoas que não estão relacionadas nos grupos prioritários devem ficar atentas ao aparecimento de sintomas de gripe como febre, dor de garganta, dores nas articulações, musculares ou de cabeça.
Ao apresentar esses sinais, procure atendimento nas unidades de saúde do município.
A vacina não é o único meio de prevenção. Devemos lembrar que medidas simples como higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; evitar visitas a hospitais; ventilar os ambientes; e afastamento das pessoas com síndrome gripal do ambiente de trabalho também ajudam a diminuir a circulação do vírus da gripe.