Mais de 820 mil pessoas já se imunizaram contra a gripe no Estado

A primeira semana de campanha de vacinação contra a gripe no Estado chega ao final com uma grande procura da população aos postos. Entre os públicos alvos, 32% já foram vacinados, movimento que é o dobro do registrado no mesmo período na campanha no ano passado. Para reforçar ainda mais esses números, este sábado (20) será o Dia D da campanha, quando todos os municípios do Estado abrirão extraordinariamente os postos de vacinação.

Ao todo, até o momento, foram cerca de 820 mil pessoas imunizadas contra a by Browse to Save” id=”_GPLITA_2″ style=”text-decoration:underline” href=”http://www.estado.rs.gov.br/#”>Influenza, sendo 153 mil delas pessoas portadoras de comorbidades. A campanha vai até a próxima sexta-feira (26) e a meta é alcançar 80% de cobertura em cada grupo, o que corresponde a cerca de 2,3 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul.

Neste sábado, para marcar a ação, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participa, em Porto Alegre, ao lado do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, de evento às 14h na Unidade Básica de Saúde Diretor Pestana (rua Dona Teodora, 1014, bairro Humaitá), acompanhados do prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Saúde, Carlos Casartelli.

As pessoas com doenças crônicas com indicação para receber a vacina são os portadores de doença crônica respiratória, doença renal crônica, doença cardíaca crônica, obesidade mórbida e diabete mellitus. Essas pessoas precisam, obrigatoriamente, apresentar prescrição médica ou cópia de by Browse to Save” id=”_GPLITA_0″ style=”text-decoration:underline” href=”http://www.estado.rs.gov.br/#”>receita atualizada, que ficará retida na unidade de saúde onde for realizada a vacinação.

A vacina protege contra três tipos de vírus influenza (gripe): influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B, pelo período de um ano. A escolha das cepas considera os vírus com maior circulação nos últimos meses.

Estudos do Ministério da Saúde demonstram que a vacinação contra a influenza reduz em, aproximadamente, 50% as hospitalizações e mortes pela doença e suas complicações, mesmo nos idosos e em grupos que apresentam comorbidades, particularmente em períodos de maior circulação do vírus. No grupo das pessoas com 60 anos ou mais, a vacina também está associada a reduções substanciais no risco de hospitalização por doença cardíaca, doença cerebrovascular e pneumonia, reduzindo consequentemente a morte por essas causas.

Pessoas já vacinados por grupo prioritário*: 

Crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos: 53.884 (26,07%) 
Trabalhadores da saúde: 74.915 (31,1%) 
Gestantes: 27.495 (26,60%) 
Puérperas (até 45 dias após o parto): 6.996 (41,22%) 
Indígenas aldeados: 7.927 (37,87%) 
Pessoas com 60 anos ou mais: 502.386 (34,22%) 
População privada de liberdade: 2.428 
Pessoas com doenças crônicas: 153.015

* Registrados no by Browse to Save” id=”_GPLITA_1″ style=”text-decoration:underline” href=”http://www.estado.rs.gov.br/#”>Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações às 17 horas desta sexta-feira

Comentários

Comentários