Mais de cem empresas são notificadas por desrespeito ao bloqueio de ligações de telemarketing
O número de autuações do último mês foi de 40 empresas, que deverão responder a processos administrativos e terão direito à defesa. Se o recurso for negado, elas podem ser multadas em até R$ 10 mil por ligação efetuada, de forma indevida. O dinheiro irá para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.
Os consumidores podem utilizar o serviço em até três telefones entre fixos ou celulares do Estado que estiverem em seu nome. A proibição começa a valer após 30 dias da inscrição. Segundo a coordenadora executiva do Procon-RS, Adriana Burger, a partir das denúncias feitas no link “Não Perturbe”, na página do Procon, é feita análise das chamadas recebidas e verificado se as ligações foram efetuadas após 30 dias.
Para Adriana, o baixo número de reclamações em relação à quantidade de consumidores cadastrados no Estado mostra que a lei está sendo cumprida e algumas empresas mudaram a estratégia de telemarketing ativo. Apesar da regulamentação valer apenas para números do Estado, quem se cadastra está proibido de receber ligações de call centers de todo o Brasil.
Consulta a números bloqueados
No site do Procon-RS, as empresas de telemarketing encontram um ícone para se cadastrar e podem consultar os números dos consumidores que não desejam receber ligações.
A entidade orienta os consumidores para acessar e cadastrar gratuitamente seu telefone.
O material está disponível no site www.procon.rs.gov.br.