Meio Ambiente do RS emite alerta para chuvas volumosas com risco de cheias em rios

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) publicou nesta quinta-feira (4) um aviso hidrometeorológico, destacando o risco de chuvas volumosas e cheia nos rios nos próximos dias, no Rio Grande do Sul.

O alerta vale desta sexta-feira (5) até o domingo (7).

Conforme a Sema, as más condições do tempo se devem ao avanço de uma área de baixa pressão atmosférica e posterior formação de uma frente fria.

Para esta sexta-feira, há risco de temporais com eventual queda de granizo e rajadas de vento (50 e 80 km/h) em áreas da Metade Norte, mas principalmente transtornos associados a chuvas moderadas a fortes em um curto espaço de tempo.

Os volumes devem variar entre 60 e 80mm, podendo atingir pontualmente os 120mm, especialmente na faixa entre o Noroeste, Missões, Centro, Vales, Região Metropolitana e pontos da serra gaúcha ao Litoral Norte.

No sábado (6), as chuvas continuam atuando sobre o Estado, ainda com risco de temporais isolados na Metade Norte e com acumulados significativos (40 a 70mm) na faixa entre o Noroeste, Centro, Vales e leste gaúcho.

No domingo, a formação de uma frente fria reforça novamente as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul, com risco de tempestades e chuva forte na maioria das áreas.

Ainda há condições para volumes elevados (30 e 60mm) na região das Missões e centro do Estado.

A tendência é de que na segunda-feira (8), as chuvas ainda atuam em áreas da Metade Norte e região sul do Estado, mas perdem força gradualmente à medida que a frente fria se afasta.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários