Geral

Melhoram as condições de transporte de alimentos no litoral gaúcho

A proporção dos produtos de origem animal apreendidos em relação aos que são fiscalizados pelas equipes do Programa Verão Numa Boa, neste ano, é uma das menores das últimas três temporadas. Neste ano, até o momento, este número é de 1,0%, enquanto que no ano passado atingiu 1,8% e, no anterior, 1,3%.

A informação é do médico veterinário do Serviço de Fiscalização e Controle de Trânsito, Rodrigo Nestor Etges, que classificou os dados como animadores, pois representam, em sua opinião, que está havendo uma maior conscientização dos produtores e comerciantes sobre a necessidade de observação das normas, o que garante “a qualidade do transporte e, por extensão, a oferta de um produto em boas condições de consumo”.

Nos primeiros 52 dias do Programa Verão Numa Boa, os fiscais do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, além das ações de vistoria em estabelecimentos comerciais e industriais, promoveram 170 barreiras, onde foram vistoriados 3.243 veículos. Estas operações de controle de trânsito resultaram em 140 autos de infração, 91 de apreensão e inutilização, oito de infração e multa. As multas, no período, totalizaram R$ 9.678,29.

Dos 2.283.857,58 quilos der carnes e derivados fiscalizados, 13.576,82 foram apreendidos e inutilizados. Entre os 2.140.469,69 quilos de produtos lácteos vistoriados nas barreiras montadas pela fiscalização da Secretaria da Agricultura no litoral gaúcho, 35.581,30 acabaram apreendidos e inutilizados por também apresentarem irregularidades quanto a origem, forma de transporte ou estado de conservação.

Houve, ainda, a fiscalização de 113.820,20 quilos de pescado, dos quais 130 quilos estavam em situação irregular e, por isso, foram apreendidos e encaminhados para a inutilização. Dos 174.996 mil animais vistoriados, 20 encontravam-se em situação irregular.

Comentários

Comentários