Menina australiana troca de tipo sangüíneo - Litoralmania ®
Variedades

Menina australiana troca de tipo sangüíneo

Uma garota australiana teve seu tipo sangüíneo alterado após um transplante de fígado, o que, segundo os médicos, é um caso inédito na literatura científica e poderá ajudar, no futuro, a combater a rejeição de órgãos transplantados.

Demi-Lee Brennan tinha 9 anos e estava seriamente doente, com falência do fígado, quando recebeu o transplante. Nove meses depois, os médicos descobriram que ela tinha trocado de tipo sangüíneo, e seu sistema imunológico agora era igual ao do doador do fígado que ela recebeu. Aparentemente, isso aconteceu depois que células-tronco de seu novo fígado migraram para sua medula óssea.

Hoje Brennan é uma saudável garota de 15 anos, disse Michael Stormon, do Hospital Infantil em Westmead, na Austrália. Ele disse que já fez várias apresentações sobre o caso ao redor do mundo e nunca ouviu falar de nada igual.

“É extremamente incomum — de fato, não conhecemos nenhum outro caso em que isso aconteceu”, afirmou o médico. “De fato, ele teve um transplante de medula óssea. A maior parte do seu sistema imunológico também reverteu para o do doador.”

Um artigo sobre o caso foi publicado na última edição do periódico científico “The New England Journal of Medicine”.

Agora o passo crucial para os médicos é identificar exatamente como isso aconteceu e como pode ser replicado — técnica que poderia reduzir os riscos de rejeição no transplante de órgãos.

“Tentar replicar isso, é fácil falar, mas difícil fazer”,disse Stormon, ressaltando que seria muito importante desenvolver essa técnica. “O santo graal da medicina de transplantes é a tolerância imunológica. O caso dela demonstra que isso pode ocorrer.”

Comentários

Comentários