Geral

Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva e vento forte no RS

A instabilidade não se afasta do Estado nesta semana. O quadro se torna preocupante a partir de terça-feira. Neste dia, o vórtice ciclônico em médios e altos níveis deve entrar em fase com um centro de baixa pressão fechado em superfície, originando um ciclone extratropical sobre a área continental e posicionado exatamente sobre o Rio Grande do Sul.

O dia deve ter muita nebulosidade no Litoral Norte com períodos de chuva e a temperatura pouco varia, devendo oscilar entre 14ºC e 18ºC.

A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva forte, não se descartando altos volumes (50 a 75 milímetros), segundo algumas projeções computadorizadas. Mesmo um pequeno risco de granizo não pode ser afastado, considerando a interação da instabilidade com a atmosfera resfriada. Tal possibilidade, contudo, é maior para o interior gaúcho e Santa Catarina.

Outro risco é vento. A presença do ciclone pode trazer vento médio moderado com períodos de rajadas fortes. As simulações por computador indicam rajadas de 50 a 70 km/h. O tempo pode seguir instável com muitas nuvens, períodos de chuva e garoa, durante a quarta e a quinta-feira, de acordo com algumas projeções computadorizadas.

Quando da presença de circulação ciclônica, como se pôde testemunhar há poucos dias, é comum o tempo apresentar muita variação durante um dia com períodos de sol e outros de chuva que, localmente, pode até cair com pancadas fortes passageiras. O vento ainda deve soprar com intensidade moderada e ocasionais rajadas na quarta-feira.

Comentários

Comentários