Metsul alerta para frio de -8°C nesta semana
A MetSul Meteorologia alerta para uma onda de frio extremo e potencialmente histórica que afetará a América do Sul nesta semana. Conforme os meteorologistas, há projeções de temperaturas de até -8,5ºC para o território gaúcho. Também existe a possibilidade de chuva forte, vendavais até mesmo tornados.
Confira a nota na íntegra no site da MetsSul clicando aqui.
Todas as regiões geográficas do Rio Grande do Sul devem ter ao longo da semana marcas próximas ou abaixo de zero. A Campanha e a fronteira com o Uruguai podem ter marcas de -3ºC a -5ºC, ocasionalmente menores. Nos Aparados da Serra, a expectativa é de marcas entre -4ºC e -6ºC. Se as últimas projeções computadorizadas estiverem corretas, não se pode afastar o registro de mínimas de -8ºC. Há possibilidade de temperatura negativa na Grande Porto Alegre e mesmo na Capital.
A MetSul também alerta para geada generalizada no Rio Grande do Sul, até em parte do Litoral. O fenômenos deve ser forte a severo em algumas áreas, podendo haver geada negra no ingresso do ar frio entre segunda e terça-feira.
A temperatura despenca até o fim da segunda-feira em quase todo o Estado e deve se manter baixa por, pelo menos, uma semana. Mesmo as tardes devem ser muito frias com máximas ao redor de 10ºC em Porto Alegre em alguns dias e abaixo dos 5ºC na Serra.
Já o Oeste o Noroeste do Rio Grande do Sul podem experimentar frio extremo, havendo a possibilidade de mínima de -5ºC a -7ºC em baixadas do Noroeste gaúcho.
América do Sul
Argentina, Uruguai, Paraguai, parte do Brasil e da Bolívia podem, literalmente, congelar durante os próximos dias. O avanço do ar polar será antecedido por uma frente fria de intensa atividade. Neste domingo já se espera que a atmosfera se instabilize no Rio Grande do Sul com chuva que pode ser forte em algumas localidades e acompanhada de raios.
No entanto, será durante a segunda-feira que as condições atmosféricas tendem a se deteriorar significativamente. Elevados volumes de chuva em curtos períodos podem ser anotados no Rio Grande do Sul, sobretudo do Centro para o Norte do Estado.
Com base nos dados das simulações computadorizadas e pela experiência de eventos passados, a MetSul não afasta o risco de eventos “severos” a “muito severos” localizados durante a passagem da frente fria pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Além do risco de chuva forte a torrencial, são esperadas condições favoráveis ao registro de vendavais, granizo e mesmo a possibilidade de tornados não está afastada.