Geral

Milhares de romeiros foram ao Santuário do Alto Caraá no final de semana

Nem mesmo a chuva foi suficiente para diminuir a fé dos milhares de romeiros que subiram ao Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas, na localidade de Alto Caraá, entre quarta-feira (22/02) e este domingo (26/02).

O que diminuiu foi o número da caminhantes que costumam fazer o percurso de 23 km entre Santo Antônio da Patrulha e o santuário à pé. Muita gente preferiu ir sábado pela manhã e acertou: à tarde começou a chover em toda a região.

Missas foram celebradas por dez padres e pelo bispo diocesano dom Jaime Kohl que esteve presente no santuário entre sábado e domingo atendendo a todos quantos o procuraram em busca da bênção da saúde, ou de alguma palavra de conforto espiritual.

O prefeito Nei Pereira dos Santos, a Primeira Dama Zulma Freitas Santos, o vice prefeito Luiz Presente e esposa, estiveram presentes na romaria que reedita todos os anos uma tradição que remonta aos tempos da Idade Média, quando a cidade de Treviglio, na Itália estava para ser invadida e a imaqem da Virgem verteu lágrimas, o que fez com que o comandante e as tropas invasoras depusessem as armas aos pés da Santa convercentendo-se.

Também os secretários municipais Adelmo Oliveira, Vera Gheno, Enio von Saltiel e João Luiz prestigiaram a romaria.
Extensas filas de peregrinos se formaram para chegarem aos pés da imagem, agradecer por graças alcançadas ou pedir a intercessão de Nossa Senhora para suas vidas. Pessoas de todas as idades, incluindo enfermos e até doentes em cadeiras de rodas foram ao Santuário.

A Polícia Civil esteve presente com a sua Delegacia Móvel o que já havia ocorrido no ano passado. A Brigada Militar proporcionou ampla segurança a todos os romeiros presentes. Muita gente aproveitou para acampar sendo que muitos preferem ficar no local até terça-feira, dia 28, quando transcorre a data consagrada à Nossa Senhora das Lágrimas, padroeira do município onde é feriado religioso.

Dom Jaime celebrou missas no sábado à noite e no domingo às 15 horas, sendo essa, missa campal seguida de procissão. O prelado relatou que já esteve em Treviglio, conhecendo de perto a origem da devoção trazida ao Brasil por imigrantes italianos.

O prefeito Nei Pereira dos Santos estava bastante satisfeito com o grande público presente destacando que a chuva pode ter diminuido um pouco o fluxo de romeiros, porém no seu todo, alcançou mais uma vez grande sucesso, porque mostrou que a Fé supera até mesmo condições climáticas em acontecimentos desse porte.

Nessa terça-feira serão celebradas missas no Santuário pela manhã às 08.00, 10.00 e à tarde às 15 horas, essa última também com procissão.

O evento é organizado por uma comissão instituida com essa finalidade. A romaria tem o integral apoio da Prefeitura Municipal de Caraá, já que se constitui em evento turístico-religioso.

Comentários

Comentários