Morre em São Paulo a atriz Nair Bello

Morreu nesta terça-feira (17) a atriz Nair Bello, de 75 anos. Ela estava internada desde o dia 11 de novembro do ano passado, quando sofreu uma parada cardíaca em um salão de beleza – próximo à residência dela – no bairro de Higienópolis, Zona Oeste de São Paulo.

Na ocasião, Nair foi atendida por bombeiros e levada à Santa Casa de Misericórdia, no Centro da cidade. Mais tarde, a pedido da família, foi levada ao hospital Sírio-Libanês, também na região central.

A cabeleireira que atendia Nair disse que a atriz reclamou de cansaço quando chegou ao salão. Ela teve o enfarte enquanto era penteada. “Ela ficou muito pálida”, afirmou Maria Nicolai. A cabeleireira disse ainda que pelo fato de Nair ser muito brincalhona, pensou que a comediante pudesse estar brincando quando passou mal.

Nair atuava no programa humorístico Zorra Total, fazendo o papel de Dona Santinha, e chegou a gravar cenas para a novela “Pé na Jaca”, da TV Globo. Internada antes da estréia da trama das 19h, Nair Bello foi substituída por Arlete Salles.

Internação
Nair ficou internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde novembro até o dia 13 de janeiro, quando foi levada para a Unidade Geral Crítica do Sírio-Libanês.

Desde o dia 2 de março ela respirava sem a ajuda de aparelhos. Com a resposta positiva da paciente uma semana após o desligamento das máquinas, os médicos decidiram retirar o tubo que a auxiliava a respirar. No dia 9 de março, foi retirado o tubo de traqueostomia.

No dia 16 de março, ela foi transferida para a Unidade de Cuidados Semi-Intensivos do hospital. A transferência sinalizava uma evolução no quadro clínico. Na unidade, ela recebia monitoramento de aparelhos e um “acompanhamento mais próximo da equipe de enfermagem e fisioterapia”.

Em 22 de março, o boletim médico informava que ela tinha “vários momentos de consciência”, reconhecia os familiares e pronunciava algumas palavras. Em processo de reabilitação motora, Nair conseguia folhear revistas e acompanhar a programação na TV, nos momentos de consciência.

No dia 30 de março, ela precisou retornar à UTI após uma arritmia cardíaca (irregularidade do ritmo cardíaco). O quadro foi revertido, e ela permaneceu consciente, internada na UTI, com o estado clínico estável. Na segunda-feira (2), o quadro agravou-se. Houve piora na função pulmonar e a atriz voltou a ficar sedade e respirar com a ajuda de aparelhos.

Perfil
A atriz nasceu na capital paulista em 21 de abril de 1931 e começou a carreira como locutora na Rádio Excelsior, em 1949. Nair participou pela primeira vez de um filme no ano de 1951, em “Liana, a pecadora”. Nas filmagens, contracenou com a amiga e apresentadora de TV Hebe Camargo e foi dirigida por Antonio Tibiriçá.

Ao longo da carreira, participou de nove filmes, 15 novelas e dois seriados. Fez participações especiais em diversos programas, como os humorísticos “Sai de baixo” e “A grande família”, da TV Globo.

A estréia em novelas ocorreu em “Sossega leão”, transmitida em 1976, pela extinta TV Tupi. A última participação ocorreu no ano passado, na novela “Bang bang” em que assumiu o papel da Viúva Lake.

Comentários

Comentários