Muitos questionamentos marcam Audiência Pública em Osório - Litoralmania ®
Geral

Muitos questionamentos marcam Audiência Pública em Osório

A comunidade compareceu em bom número à audiência pública realizada pela Câmara de Osório, nesta quarta-feira (12), que discutiu a possibilidade e as consequências da vinda do Pólo Metal Mecânico para Osório.

Favoráveis ou contrários, vereadores, empresários, e a comunidade em geral contaram com espaço para exporem suas idéias e posicionamentos a respeito da uma possível vinda do grupo de empresas para nosso município.

Mediados pelo comunicador Pedro Farias, as autoridades que compuseram a mesa foram os primeiros e posicionarem-se e apresentar as situações em que envolvem as realidades do Pólo Metal Mecânico.

O Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Jorge Ramos, trouxe para conhecimento de todos, o projeto de implantação do Pólo, contando com dados como atuação, local de provável instalação, fases de criação, além investimentos e expectativas de geração de empregos e de receitas para o município.

Rossano Teixeira, vereador proponente da audiência, posicionou-se contrário à vinda do Pólo, assim como já vinha fazendo nas sessões da Câmara. Disse que “quando da vontade do governo em instalar em Osório uma penitenciária modulada, fomos omissos. E os prejuízos estão aí”. E continuou dizendo que “recentemente, quando foi discutido o projeto da duplicação da BR 101, mais uma vez fomos omissos”. 

Para o vereador, este momento não pode ser de omissão novamente, pois poderá alterar completamente o destino do município. “Acredito que o turismo é a nossa solução. Esses investimento em discussão poderiam transformar Osório em uma metrópole turística”, completou Rossano.

Já o prefeito municipal, Romildo Bolzan Jr., ressaltou a importância do debate deste projeto, pois é um momento ímpar em que vive o município. Bolzan disse que temos a possibilidade de uma nova vertente econômica para o município, que poderá criar um modelo de desenvolvimento, sendo que Osório já é um pólo de desenvolvimento de energia.

“Pensar Osório apenas em uma concepção, é pensar pequeno. Pensar em outras vertentes complementando as matrizes econômicas é pensar adequadamente”, disse o prefeito, lembrando que teremos mão de obra formada no município através de centro universitário e escola técnica federal.

Completaram a mesa de autoridades o presidente da Câmara de Osório, vereador Ivan Borba, a Juíza de Direito, Drª Conceição Sampaio, a Promotora de Justiça, Drª Cristiane Della Méa Corrales e o representante da FEPAM, Sr. Mattos'Além Roxo.

Uma segunda audiência pública contando com a presença de diretores da Süd Metal deverá ser agendada em breve.

O Pólo Metal Mecânico

Composto por seis unidades oriundas de cidades da região metropolitana, o Pólo Metal Mecânico terá atuação segmentada para o setor agrícola, automotivo, elevadores, máquinas pesadas, ferroviário e hidráulico, com unidades de usinagem, alumínio, chicotes elétricos e fundição de aço.

A Süd Metal, empresa responsável pelas unidades de São Leopoldo, Estância Velha, Sapiranga, Gravataí e Sapucaia do Sul, tem como objetivos com a vinda para Osório, a relocalização, ampliação e modernização de suas empresas, podendo agrupar todas em um único local.

Conforme projeto, o Pólo tem uma expectativa de geração de mais de 1600 empregos diretos estimados para 2012, e mais de 2 mil indiretos.

Como contrapartida da instalação do Pólo Metal Mecânico, o município de Osório deve investir um valor aproximado de R$ 67 milhões.

Comentários

Comentários