Municípios darão mais atenção à saúde do trabalhador

Mais de 100 profissionais da área de Saúde de diversas regiões do Rio Grande do Sul estiveram em Torres de 8 a 12/12 participando do Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador, que aconteceu no Hotel A Furninha. O treinamento abordou os principais acidentes de trabalho e as doenças e agravos relacionados ao trabalho, com o objetivo de capacitar e orientar profissionais das redes municipais de saúde que passam a ter um papel importante na vigilância em saúde do trabalhador.

A meta do Ministério da Saúde é reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que são atendidas pelo SUS. Assim, os municípios passam a atuar forte em ações educativas e preventivas para melhorar as condições e o ambiente de trabalho. O Secretário de Saúde de Torres, Valmir “Pardal” Daitx Alexandre prestigiou o encontro e desatacou a importância do curso. Segundo o secretário, os municípios devem superar os entraves e se empenhar na execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância em saúde do trabalhador para garantir qualidade de vida a quem trabalha.

Este foi o primeiro curso aplicado no Estado e servirá de base para os próximos que ocorrerão em diversas regiões. A organização foi do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Porto Alegre (Cerest Regional/POA), numa ação conjunta com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs/RS), e a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Comentários

Comentários