Educação

Mutirão vai recuperar a mata ciliar em Maquiné

Estudantes, pais, professores e representantes de entidades do município de Maquiné farão parte de um mutirão de educação ambiental nesta sexta-feira (08). O grupo se reunirá em frente à capela da comunidade Pedra de Amolar, no distrito de Barra do Ouro, ponto tradicional de encontro dos participantes.

O objetivo da ação é sensibilizar a comunidade para a importância da mata ciliar e fazer o repovoamento das espécies, por isto serão plantadas 250 mudas de árvores nativas.

“Devido às fortes chuvas, decidimos, em vez da limpeza do Rio Maquiné, organizar o plantio em áreas degradadas pelas enchentes de 2007 e 2008. Estamos preocupados em ter a mata ciliar preservada para que, em caso de temporais e chuvas excessivas, as famílias não sejam tão afetadas”, afirma a extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar em Maquiné, Isabel Vanessa Robaert de Souza.

O plantio de árvores é umas das metas do projeto “Pense Verde: Educação Ambiental para Maquiné”, criado em 2010 e aprovado em 2011, que familiarizará a comunidade com a legislação ambiental.

O projeto é desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, Escola Estadual de Ensino Fundamental Hilário Ribeiro, prefeitura, Secretaria Estadual do Meio Ambiente por meio da Reserva Biológica da Serra Geral, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e patrocinado pelo Ministério Público de Osório, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma).

Comentários

Comentários