Na UTI: cantor nativista Índio Rufino precisa de doação de sangue

10628602_701408166600093_3672275728189981536_nO cantor nativista Índio Rufino está precisando de doação de sangue. Quem puder ajudar deve se dirigir ao Hospital Universitário de Canoas, onde ele está internado na UTI. O banco de sangue recebe doações, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 12h.

Todo material utilizado na coleta é descartável, de uso único e estéril, o que elimina qualquer risco de contaminação ao doador e garante a segurança de quem vai receber o sangue.

Pré-requisitos para doar

Para doar sangue é preciso preencher alguns pré-requisitos básicos: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 68 anos (menor de 18 anos, somente com autorização e acompanhado do seu responsável legal); pesar, no mínimo, 50 quilos; não ser usuário de drogas ilícitas, não ter comportamento sexual de risco e doenças transmissíveis pelo sangue (como hepatites B e C, vírus HIV (AIDS), HTLV I e II, Doença de Chagas e malária).

Quem tomou qualquer vacina (contra a gripe, por exemplo) deve aguardar 30 dias para doar sangue. A equipe do banco de sangue também recomenda que a pessoa tenha dormindo por, no mínimo, 6 horas. O uso de medicações, procedimentos e histórico de doenças serão analisados, pois há critérios que permitem ou impedem uma doação de sangue. O intervalo para as doações é o seguinte: mulheres, 90 dias (três doações ao ano); homens, 60 dias (quatro doações ao ano).

O candidato deve apresentar um documento original com foto (sem rasuras), expedido por órgão oficial, válido em território nacional. Não é necessário saber o próprio tipo sanguíneo ou do receptor para fazer a doação de sangue. Para o doador que precisa se ausentar do expediente de trabalho é fornecido um atestado.

Recuperação

Índio começou a se sentir mal no final de semana (19/06). Há cerca de dois anos, ele realizou uma cirurgia bariátrica para redução do estômago?. Conhecido em toda região, dezenas de pessoas fazem uma corrente de oração e pensamentos positivos para o cantor.

O cantor já passou por cirurgias e vem lutando bravamente pela vida desde então.

Última postagem no Facebook antes da internação

Em sua última postagem no Facebook, no dia 24/06, Índio relatou sentir muita dor.

“Boa noite gente, obrigado pelo apoio, mas ainda continuo sofrendo dores insuportáveis. Consegui hoje um contato com alguém que poderá se quiser ou por pena de mim, entrar em contato com o médico que me operou, para fazer uma endoscopia. Minha barriga está muito inchada, continuo não comendo e tomando muito remédios. Já não consigo mais diferenciar se me acostumei com a dor ou ela comigo.

A fraqueza tá me batendo, a Miriam (companheira do músico) faz de tudo pra não ver sofrer, acho que até anda chorando escondida de pena de mim. Só ela tem me acompanhado nesse meu calvário. Estou tentando ser forte pois sabia que um dia isso poderia acontecer. Fico triste por que perco a coisa que eu mais gosto em mim, que é o meu humor. Entrei aqui no face, por que fiquei feliz com as mensagens de apoio, mas acho que só amanhã serei tratado, se o médico quiser ou puder me atender, pois é em Canoas, no Hospital Universitário e é pelo SUS.

Acho que alguma oração boa, chegou até à mim, pois enquanto escrevo aqui a dor deu uma aliviada… Obrigado por tudo que vocês sentem por mim, se não fosse a Miriam Jaques Jochims, eu estaria sozinho nesse momento difícil. Beijão para vocês e uma boa noite! Fiquem com DEUS! Enquanto eu sentir dor, é por que estou vivo! Uns lutam para morrer e outros morrem lutando, eu escolhi a vida, mesmo sofrida tenho que viver até o último suspiro. Ainda prefiro essa dor do que a que eu senti quando tentaram me macular, fui forte e sobrevivi, essa de agora, uma hora passa! Beijão! FUI!”

Vídeo de Índio Rufino  no Galpão Crioulo de 2012

Redação Litoralmania

Comentários

Comentários