Nova York tem segurança reforçada por ameaça radioativa
As forças de segurança nova-iorquinas adotaram medidas de precaução e estão revistando automóveis e outros veículos nas entradas da cidade, nas pontes e nos túneis, além de ter colocado sensores radiológicos nas ruas, assim como em zonas aqüíferas e no ar.
O subdelegado da polícia, Paul Browne, disse à imprensa local que essas ameaças tinham aparecido em um site israelense, e que afirmavam que membros americanos da rede terrorista Al-Qaeda tinham feito ameaças contra diplomatas e embaixadas em diversos lugares do mundo.
O prefeito de Nova York emitiu hoje um comunicado à imprensa tranqüilizando a população, e indica que a resposta da polícia frente a essa situação não é extraordinária, além de que o nível de alerta da Big Apple não mudou.
– A polícia de Nova York adota medidas desse tipo todos os dias, são só precauções diante de ameaças potenciais, mas não confirmadas e que podem nunca se concretizar – acrescentou Bloomberg.
O jornal The New York Times publica hoje que as autoridades estabeleceram pontos de controle na madrugada do sábado em algumas zonas do sul de Manhattan.
Segundo esse jornal, a polícia de Nova York teve conhecimento dessa possível ameaça através do site www.debka.com, que – segundo Browne – poderia ter conexões com fontes militares e de inteligência israelenses.
Nesse site, há a informação de que a Al-Qaeda planeja detonar um caminhão com material radioativo em cidades dos EUA como Nova York, Los Angeles e Miami.
Fontes consultadas pelo jornal nova-iorquino disseram que esse site contém “informações que freqüentemente são errôneas, mas que ocasionalmente podem ser verdade”.