O cérebro humano
É composto primordialmente por um conjunto de 86 bilhões de células (até 20/02/2009 supunha-se fossem 100 bilhões) chamadas neurônios, responsável pela condução dos impulsos nervosos. Os neurônios estão conectados com milhares de outros por meio de dendritos (para receber) e axônios (para transmitir). Entre os neurônios há um espaço, a fenda sináptica e, como não há conexão física, os impulsos nervosos são transmitidos por impulsos físico-químicos que são constantes.
O cérebro diferencia o homo sapiens dos outros seres vivos e, mesmo com rudimentares elementos para análise, desde a antiguidade lucubrou teorias que foram comprovadas no decorrer dos tempos.
ERATÓSTENES E A CIRCUNFERÊNCIA DA TERRA
Eratóstenes viveu no Egito entre 276 e 194 a.C., era o bibliotecário-mor da famosa Biblioteca de Alexandria. Naquela época Ptolomeu III governava e instituiu um pedágio para os navios que aportavam: Um papiro para enriquecer o acervo da biblioteca que chegou a catalogar mais de 2.000.000 de exemplares.
Num deles estava escrito: “Na cidade de Syene, no dia 21 de junho o sol ilumina o fundo do poço da praça central”. Curioso, Eratóstenes, na falta dum poço mandou erguer uma coluna. No dia 21 de junho observou que havia uma sombra e esta configurava um ângulo aproximado de 7° com a coluna. Refletindo concluiu que, sendo os raios do sol paralelos, a única explicação para a discrepância era o fato da Terra ser curva.
Para conhecer as distâncias entre as duas cidades contratou um atleta para percorrê-la e constatou uma distância de 800 quilômetros. Considerando que a circunferência tem 360°, dividindo por 7 e multiplicando pela distância entre as cidades, chegou a 40.000 quilômetros, a circunferência da terra no equador, uma diferença de apenas 72 quilômetros da consagrada hodiernamente!!!
Admiremos esta fantástica obra prima da natureza, o cérebro humano. Dois séculos antes de Cristo Eratóstenes calculou com uma precisão incrível a circunferência da terra a partir da distância entre duas cidades e um ângulo, realmente, não há nada que se compare. Eratóstenes, Arquimedes, Euclides, Pitágoras e tantos outros, com precários instrumentos elaboraram cálculos e lucubraram teorias que após 2.000 anos subsistem. Virgílio, Platão, Cícero, Homero, etc. até hoje são lidos e estudados com respeito e admiração. Leonardo da Vinci, Michelangelo, Kepler, Galileu, Volta, Fulton, Einstein, Fermi… cada qual no seu tempo e especialidade nos deixaram legados que impulsionaram a civilização. Não individualizarei líderes religiosos, profetas, figuras proeminentes em todas as crenças, todos nos conduziram e conduzem ao aperfeiçoamento ético e moral.
ERATÓSTENES DESCOBRINDO A CIRCUNFERÊNCIA DA TERRA – 6min.42seg
Os dois links permitem acesso a imagens relativas ao cérebro e suas funções.
CÉREBRO EM 3D- 3m.55seg.
O QUE A MENTE HUMANA É CAPAZ DE FAZER – 3min.42seg.