OAB Subseção Osório completa 35 anos
A OAB Subseção Osório, recebeu uma homanegem referente aos seus 35 anos, nesta segunda-feira (14), em Sessão Solene, na Câmara de Vereadores de Osório. A Drª Iara Teresinha Pasqualini, presidente da Subseção, falou da honrada sentida pela diretoria com esta distinção da Câmara de Osório, e lembrou que a OAB Osório “teve papel decisivo na construção do Fórum da Comarca, assim como na doação do terreno para a sua construção”. Disse ainda, que “influiu diretamente na instalação da vara do trabalho em Osório, além de outras inúmeras vitórias, sempre em prol da sociedade e advogados”.
“Visão de futuro, responsabilidade social e iniciativa de reunirem-se há 35 anos atrás, iniciando o processo para que esta nobre instituição chegasse ao litoral”, assim a presidente definiu o empenho dos advogados para que a Ordem instalasse subseção no município.
Iara citou, ainda, o primeiro presidente da OAB Osório, Dr. Ênio Castro da Paz (in memorian), a quem apontou como uma pessoa com “firmeza e clareza de propósitos”, apesar de ser cego, o que jamais o impediu de exercer a advocacia.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Osório, foi fundada em 14 de julho de 1973, completando este ano, trinta e cinco anos de existência.
À época, devido ao pequeno número de advogados na Comarca, a mesma foi criada abarcando os Municípios de Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres. Municípios, estes, que hoje possuem sua própria Subseção.
O pedido para instalação da Subseção foi capitaneado pelo Dr. Gilberto Alexandre Bassani. Atualmente a Subseção de Osório contempla a sede Osório, mais os Municípios de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Terra de Areia e Maquiné, contando com 170 advogados e estagiários inscritos.
Estavam presentes representantes das subseções de Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa, Tramandaí, Cachoeirinha, além do Dr. Cláudio Pacheco Lamachia, Presidente da OAB Seccional do RS, Armênio dos Santos, representando o Dep. Alceu Moreira Presidente da Assembléia Legislativa, Secretário Eduardo Abrahão, representando o Poder Executivo e Cléa Carpi da Rocha, representando o Conselho Federal da OAB.
Ainda compareceram à Sessão, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, e demais entidades constituídas.