Observatório de baleias francas em Torres - Litoralmania ®
Geral

Observatório de baleias francas em Torres

Nos dois próximos fins de semana (30 e 31/8 e 6 e 7/9), Torres oferece uma oportunidade especial para quem quiser conhecer mais sobre as baleias francas. Elas freqüentam as águas mais quentes da costa gaúcha e catarinense, anualmente, na época de reprodução. Um Observatório de Baleias será montado no Morro do Farol pela equipe do Curso de Biologia da Ulbra Torres, que participa do Projeto Baleia Franca.

O objetivo é oportunizar, em local privilegiado, informações sobre a espécie e avistar as baleias que por ventura estiverem na costa torrense naqueles dias, no horário das 9h às 12h e das 14h às 16h30min. Binóculos serão disponibilizados para que as pessoas possam admirar os cetáceos. No local haverá uma mostra de fotos e trabalhos sobre as baleias.

A equipe do Projeto Baleia Franca também realiza o acompanhamento desse cetáceo de segundas a sextas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 16h30min, no Morro das Furnas, extremos Sul e Norte.

As atividades ocorrem durante o Festival de Saúde e Bem-Estar de Torres, que se estende até 15 de setembro. Segundo o biólogo Rodrigo De Rose da Silva, na década de 70, esse mamífero marinho quase chegou à extinção, devido à caça intensa.

Atualmente, com a preservação, o crescimento populacional é de aproximadamente 14% ao ano. Mesmo assim, a baleia ainda está classificada na categoria de risco de extinção.

A época de reprodução se estende de junho a novembro e as aparições em Torres são mais intensas em agosto e setembro. “Elas vêm em busca de águas mais quentes para acasalar, parir e amamentar seus filhotes”, explica o biólogo. Durante o processo migratório, as baleias adultas não se alimentam e os filhotes apenas recebem leite materno, chegando a engordar cerca de 50 quilos por dia. Eles nascem com 5t e medem de 4 a 5m, em média. Os adultos podem atingir até 18m de comprimento e superar as 40 toneladas, vivendo cerca de 80 anos. Confira a programação completa do Festival de Saúde e Bem-Estar em www.torres.rs.gov.br.

Comentários

Comentários