Policial

Operação “Alcatéia” desmantela quadrilha de traficantes em Osório e Capão

No final da tarde, dessa quarta-feira (8/7), após cerca de três meses de coleta de informações, filmagens, vigilâncias e outras ações típicas da atividade de Inteligência Policial, foi desencadeada a Operação Alcatéia, abrangendo os Municípios de Osório e Capão da Canoa.

Recebeu a denominação “Alcatéia”, porque iniciou a partir de um estabelecimento comercial, situado na RS-030, em Osório, denominado Coyote e teve desdobramentos, com a participação direta ou indireta de diversas pessoas.

Envolveram-se na Operação as seguintes Unidades da Brigada Militar: Comando Regional de Polícia Ostensiva Litoral (CRPO/L); 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM); e 2º Batalhão de Polícia de Áreas Turísticas (2º BPAT), totalizando: 20 (vinte) Policiais Militares – Setor de Inteligência Policial e Policiamento Ostensivo; e 8 (oito) viaturas, entre discretas e caracterizadas.

As equipes realizaram atuação simultânea nos seguintes endereços: Rua General Osório – Bairro Albatroz; Rua Tolentino Gonçalves Correa – Bairro Primavera; Rua Manoel Hipólito; e Travessa Olaria – ambas no Bairro Laranjeiras, todas em Osório e Rua Mané Leandro – Novo Horizonte, no Município de Capão da Canoa, cumprindo Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pela Comarca de Osório.

Na operação sete pessoas acabaram presas e uma adolescente apreendida. De acordo com a Brigada Militar, a droga vinha de Capão da Canoa, para Osório, onde o grupo abastecia outros pontos de venda na cidade e também comercializava a droga, tendo como clientes, dentre outros, motoristas de caminhão que trafegam pela BR-101.

Foram apreendidos ainda, os seguintes veículos: Fiat Uno Mile Eletronic, azul – Osório; GM/Kadett GSI MPFI, branco – Capão da Canoa; Ford KA, preto – Porto Alegre; Motocicleta Honda/CG 150 Titan KS – Gravataí; e Motocicleta Yamaha, YBR 125, prata – Osório, por estarem sendo usados na prática do tráfico de entorpecentes.

A quantidade de drogas apreendidas foi de pouco mais de 150g (cento e cinquenta gramas) de cocaína, que, ao serem picadas para a comercialização, renderiam cerca de 450 (quatrocentas e cinqüenta) petecas. Em dinheiro, fora apreendida a quantia aproximada de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

Também foram apreendidos: 10 (dez) telefones celulares; um rádio transceptor portátil, capaz de captar a freqüência usada pelas viaturas empregadas no Policiamento Ostensivo; diversos retalhos de plástico usados para embalar drogas a serem vendidas aos usuários.

Todos foram conduzidos ao Hospital, para laudo médico e apresentados, juntamente com os veículos, as drogas, o dinheiro e os materiais apreendidos, na Delegacia de Polícia de Osório, para Lavratura do Auto de Prisão em Flagrante Delito, sob o nº 2891/2009, pelos crimes de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e formação de quadrilha; e, posterior recolhimento às respectivas casas de detenção, onde permanecerão à disposição da justiça.

Comentários

Comentários