Operação Balada Segura começa no litoral nesta sexta-feira
O diferencial da operação Balada Segura em relação às demais blitze de trânsito é o foco na embriaguez ao volante: 100% dos motoristas abordados são solicitados a realizar o teste do etilômetro.
A previsão é abordar mais de 10 mil condutores durante o veraneio. No ano passado, duas equipes atuaram nas praias entre 22 de dezembro a 03 de março. Foram abordados quase 4,4 mil condutores e 300 autuados por embriaguez, sendo 180 por recusa ao bafômetro, que submete o condutor às mesmas penalidades do condutor embriagado.
Dos 120 autuados por testes, 26 configuraram crime de trânsito (concentração de álcool maior do que 0,33 mg por litro de ar expelido dos pulmões) e foram encaminhados a delegacia. No verão passado, a Balada Segura ainda registrou 593 autuações por motivos diversos, recolheu 82 veículos e 310 CNHs.
Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o RS registrou menos acidentes com vítimas fatais no litoral, mas deixou mais mortes. Foram 16 acidentes, que resultaram em 22 mortos nas praias gaúchas. Em 2011, nos meses de janeiro e fevereiro, foram 18 acidentes e o mesmo número de óbitos.