Operação Estrela no Verão 2008/2009 inicia suas atividades
Iniciou-se, nesta segunda-feira (01/12), a operação Estrela no Verão 2008/2009 da Polícia Civil gaúcha. A ação, que é uma iniciativa policial para garantir a segurança dos veranistas, turistas oriundos de nações vizinhas e visitantes da Serra, é dividida em quatro períodos, dezembro, janeiro, fevereiro e março. A coordenação das atividades fica a cargo do Departamento de Polícia do Interior (DPI), sob o comando de seu titular, delegado Paulo César Caldas Jardim. Ao todo são 1.804 servidores e 111 delegados que atuarão em 44 municípios distribuídos em quatro regiões e seis Departamentos e/ou Divisões, representados por equipes técnicas.
Serão atendidas dezenove cidades no Litoral Norte (1.132 agentes), sete no Litoral Sul (296 agentes), três na Serra (44 agentes) e quinze na operação Fronteira Segura (92 agentes). Nas equipes técnicas do seis Departamentos e/ou Divisões, trabalharão 216 agentes e 7 delegados. São eles: Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), Departamento Estadual de Informática Policial (DINP), Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE), Divisão de Comunicação Social (DCS), Grupamento de Operações Especiais (GOE) e Corregedoria-Geral da Polícia Civil (Cogepol).
A base do DPI está situada na casa verde do Governo, no município de Capão da Canoa. Segundo o delegado Sezefredo José Guterres Lopes, titular da 9ª Delegacia de Polícia Regional (DRP), em Bagé, e que comanda a operação Fronteira Segura, sete equipes farão atividades de combate, repressão e investigação de crimes, no entorno das rodovias BR-290, BR-153, BR-158 e BR-293. Conforme o delegado Sezefredo, o objetivo das ações é proporcionar segurança aos turistas que ingressem no Estado através das fronteiras com Uruguai, Chile e Argentina.
Para o delegado Ignácio Luiz Allgayer Mendonça, titular da 7ª DRP em Rio Grande, o incremento de recursos humanos e materiais representa melhores condições de prestação de serviços policiais. Já o delegado Heraldo Chaves Guerreiro, titular da 23ª DRP, em Osório, destaca que o reforço policial significa um aumento da segurança do veranista e do morador do litoral.