Operação localiza carro roubado em ferro-velho de Terra de Areia

Foto: Anelize Sampaio/Ascom SSP

A força-tarefa de combate ao furto e roubo de veículos desencadeou, nesta terça-feira (7/3) a 107ª edição da Operação Desmanche, no município de Terra de Areia.

O estabelecimento, que não estava em conformidade com a Lei dos Desmanches, foi interditado.

No local, foram recolhidas 45 toneladas de sucata automotiva. Um veículo em situação de furto/roubo e outro com a identificação suprimida também foram recolhidos.

O proprietário do ferro-velho irregular foi encaminhado para a delegacia.

Durante a ofensiva, atuaram aproximadamente 30 servidores, de todas instituições vinculadas da SSP, em 10 viaturas.

“A Operação Desmanche trabalha de forma estratégica mapeando alvos no Estado para atuar diretamente no combate ao furto e roubo de veículos.

De forma integrada com as vinculadas, constatamos que este depósito seguia movimentando veículos irregulares na região.

Estamos trabalhado cada vez mais para reforçar o enfrentamento à criminalidade visando a segurança da população”, destacou o coordenador da Operação Desmanche, major da Brigada Militar, Jeferson Eroni.

A Operação Desmanche é uma das estratégias integradas desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o combater ao crime organizado dentro das diretrizes do Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública (RS Seguro).

Desde a criação do RS Seguro a redução em roubos de veículos é constante.

A força-tarefa atua a partir de dados estatísticos de furto e roubo de veículos, bem como no trabalho dos setores de inteligência das instituições vinculadas e por meio de denúncias encaminhadas por cidadãos.

Entre 2019 e 2022, mais de 41 mil veículos deixaram de ser roubados no Estado. Enquanto no período pré-implantação do RS Seguro mais de 69 mil automóveis foram roubados no Rio Grande do Sul (2015 a 2018), esse número caiu para 28.427, uma redução de 59%.

Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma política pública que coíbe a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. A ação é coordenada pela SSP, integrada com as instituições vinculadas e em parceria com a empresa Gerdau, que recolhe e recicla a sucata automotiva.

Nesses seis anos, 60 municípios já foram alvos das operações, que resultaram em mais de 80 prisões, 157 desmanches interditados e mais de 8 mil toneladas de sucata, sem procedência localizadas.

Lurdinha Matos

Comentários

Comentários