Operação Viagem Segura de Páscoa começa nesta quarta-feira
Segundo dados apresentados pelo Detran/RS para os parceiros, antes da Viagem Segura, o RS registrava uma média de 6,8 mortos/ dia nos feriadões. Após a Operação, a média caiu para 5,7 mortos/ dia, o que representa uma redução de 17%. Em 68% dos pontos críticos definidos como prioritários para as operações, a quantidade de vítimas fatais por mês diminuiu 41%.
A Páscoa ocupa a segunda posição no ranking de mortes no trânsito nos feriadões, juntamente com o Dia do Trabalho e o Natal. No ano passado, primeira Páscoa da Operação Viagem Segura, foram 13 mortes no local, que totalizaram 28 vítimas fatais contabilizando os 30 dias pós-acidente.
As instituições pedem uma atenção especial para a ida do feriadão já que, historicamente, o maior volume de mortes/dia nos feriados de Páscoa ocorreu na quinta-feira. O Sábado de Aleluia também costuma apresentar um volume elevado de mortes.
Esta é a 17ª edição da Viagem Segura, que tem como principais parceiros Brigada Militar e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran/RS, Polícia Civil e EPTC na Capital, sob a coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito. Também colaboram com a operação órgãos de trânsito municipais, Famurs, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Redução de acidentes no bimestre
O primeiro bimestre deste ano registrou redução de 5% nos acidentes com morte e 3% nas vítimas fatais em relação aos primeiros meses de 2012. Em janeiro e fevereiro de 2013 foram 286 vítimas fatais em 255 acidentes, contra 302 vítimas em 264 acidentes no mesmo período de 2012.