Operação Viagem Segura de Páscoa terá início nesta quarta-feira

A partir da meia-noite desta quarta-feira (04), os órgãos de trânsito do Estado estarão mobilizados para evitar acidentes e vítimas fatais no feriado de Páscoa. Trata-se da 6ª edição da Operação Viagem Segura, que terá reforço no período da noite. A ação reúne Detran/RS, Cetran/RS, Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal, coordenada pelo Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito e terá ainda, na quinta-feira (05), a participação da EPTC nas vias de saída da Capital.

Também na quinta-feira terá início o reforço de mídia, com veiculação de campanha em rádio e TV. Em 11 pedágios serão distribuídos 95 mil panfletos educativos com orientações aos condutores. A Operação de Páscoa se estenderá até a meia-noite de domingo (08), com atenção especial para as rodovias que levam à Serra e para o turno da noite. Nesse período, segundo dados estatísticos do Detran/RS, foram registrados mais acidentes com vítimas fatais nos últimos cinco anos na Páscoa, ou seja, das 109 ocorrências, 36% ocorreram entre 18 e 24h.

Em 2010, foram 6,8 mortes por dia e, em 2011, 8,4 (considerando-se que o período do ano passado foi mais prolongado em razão do feriado de Tiradentes). Os 19 trechos mais críticos permanecem com reforço de fiscalização e ações conjuntas. A Operação Viagem Segura já contabiliza mais de 10% da frota gaúcha fiscalizada (530 mil veículos), aproximadamente cinco mil testes de bafômetro realizados e 60 mil infrações registradas.

As autoridades destacam a importância do respeito às regras de trânsito, como a observância do limite de velocidade, uso do cinto de segurança inclusive no banco de trás, a não ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir e ultrapassagem somente em trechos permitidos, com segurança. É importante também que a viagem seja planejada, incluindo revisão do veículo e programação de paradas para descanso.

Comentários

Comentários