Osório: a 27ª Feira do Livro e a leitura
O Patrono da Feira é o professor e advogado Juraci Pasquoto, Homenageado o poeta e ex-presidente da Academia do Litoral Norte Mário Feijó e o Xerife o professor Geraldo Scur. A novidade nesta Feira é a escolha de uma Patroninha a jovem Michele Pinto Milanezi, estudante da 8ª série da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório, que terá uma importante função, motivar e levar os jovens adolescentes a participar deste importante evento literário e cultural.
A 27ª Feira do Livro estará recheada de muitas atrações entre elas: palestras, bate-papos, oficinas literárias, música, teatro, a premiação do 4º Concurso Literário Cataventos, lançamento de livros com sessões de autógrafos, contação de história, oficinas de pintura e desenho e muitas atrações para as crianças. É claro muitas barracas dos livreiros.
A Feira do Livro é a oportunidade para os osorienses e demais visitante não só da região, mas de outros lugares visitarem os locais, participarem e prestigiarem as atividades, adquirirem os livros de suas preferências e desenvolverem o gosto pela leitura.Aquele que não le dificilmente escreve com desenvoltura. Conforme afirma o poeta Luiz Coronel, Patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre: ”Eu devo tudo aos livros, eles foram meus degraus e através deles eu ganhei meu espaço e meu lugar no mundo.”
O escritor e professor Armindo Trevisan diz: ”O livro que resiste ao aparelho eletrônico, nos oferece momentos privilegiados de troca de ideias e de convivência com outras pessoas, num espaço anual em nossa cidade. O livro dá um sentido novo às nossas vidas e aos lugares que freqüentamos.”
Para o escritor Charles Kiefer: ”O livro permite que cada um, a partir de sua imaginação, faça leituras diferentes de uma mesma obra.
“Quando tu estás lendo, tu és o leitor e o escritor.”
Diz Bill Gates: ”meus filhos terão computadores sim, mas antes terão LIVROS, SEM LEITURA, nossos filhos serão incapazes de ESCREVER, inclusive sua própria história.”
Durante a 27ª Feira do Livro haverá na Biblioteca Pública Municipal, a exposição sobre o Patrono, o homenageado e a Patroninha. Como também um painel de TRIBUTO AO ESCRITOR MOACYR SCLIAR e exposição de suas obras. Haverá uma maratona literária com o Livro “O CENTAURO NO JARDIM” de Moacyr Scliar.