Geral

Osório estuda implantação de uma Central Logística

Um projeto integrante do plano de governo da atual Administração Municipal começa a sair do papel: a Central Logística. Trata-se de um condomínio fechado, composto de transportadoras e centros de distribuição de empresas médias e grandes. A área do complexo é de 60 hectares, às margens da RS30, ao lado da Vila Popular, em Osório.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo coordena o projeto e já está realizando reuniões com os setores envolvidos. “Neste momento, a secretaria está encaminhando a licença ambiental provisória do projeto para a Secretaria de Meio Ambiente para que se possa partir, em seguida, para os processos de licitação”, afirmou o secretário Jorge Ramos que pretende formar uma comissão composta pelos mais diversos setores como transportadoras, Câmara de Vereadores, Centro Empresarial de Osório, Sindilojas e outras entidades que queiram se agregar ao empreendimento.

Segundo o secretário, um dos principais benefícios da instalação de uma Central Logística é a garantia de uma arrecadação maior de ICMS. ?O ICMS é gerado pelas empresas que virão, em grande parte, independentes e outras, agregadas às transportadoras, ou seja, as notas serão emitidas a partir daqui?, avalia Jorge Ramos.

No projeto, a Central funcionará dentro de um condomínio fechado, com amplo projeto de segurança, através de uma assessoria e consultoria em gerenciamento de riscos, que incluiu todo o seu cercamento. Anexo ao condomínio, está projetado uma ampla infraestrutura de suporte ao empreendimento, que será totalmente disponibilizado à iniciativa privada, contemplando um posto de gasolina para veículos pesados, balança, posto de molas, oficina, mecânica, borracharia, hotel para motoristas, espaço para o estacionamento de 400 caminhões, com infraestrutura que atenda uma central de fretes, carga e descarga, transbordo de cargas, banheiros, restaurantes, lancherias e lojas.

O Secretário ainda informou que o valor total do investimento para a implantação da Central Logística, ainda está sendo levantado e deverá ser uma alternativa viável de crescimento econômico, gerando ainda empregos. “O investimento vai dar sustentabilidade econômica ao município”, projeta Jorge Ramos.

A Central Logística será administrada pelo condomínio dos empresários instalados no local, juntamente com a Prefeitura de Osório e a comissão que será formada por entidades. Uma legislação específica será criada, com participação da sociedade, principalmente, a longo prazo, fazendo com que as administrações seguintes dêem segmento a central. Mais informações sobre o projeto da Central Logística pelo telefone (51) 3663 8263.

Comentários

Comentários