Osório terá Hemocentro que atenderá a região
Paralelo a atividade, aconteceu o anúncio da instalação de um centro de coleta e transfusão de sangue, no Hospital São Vicente de Paulo. A ideia é atender além de Osório, demais municípios do litoral norte gaúcho. Antes do início dos trabalhos oficiais, será firmado um convênio entre a Prefeitura de Osório e o Estado do RS.
O Homocentro funcionará em uma sala localizada no hospital, sendo que os trabalhos serão gerenciados pela Fundação de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), por intermédio do Hemocentro RS.
O Secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni explica que essa era uma unidade que estava faltando no Litoral Norte. É um avanço para a saúde de Osório e o resultado de uma grande luta. Neste momento estamos dando início ao funcionamento dessa unidade de coleta e transfusão de sangue, que vai assegurar a quantidade suficiente de sangue com qualidade para atender as necessidades da população. É importante que as pessoas sejam voluntárias e façam a doação para colaborar com quem precisa.
O Prefeito Eduardo Abrahão afirmou que a iniciativa é de fundamental importância para o município e a região, porque vai facilitar a vida dos doadores e receptores. A instalação do Hemocentro aqui no hospital, além de valoriza e qualificar a vida das pessoas, irá referenciar o município de Osório que está de parabéns com a conquista. A realização de coleta, transfusão e transporte de sangue, representa segurança para os pacientes e doadores.
Além do secretário Ciro e do prefeito Abrahão, estiveram na solenidade demais autoridades como o secretário de Saúde Emerson Magni da Silva, presidente do Hospital, Francisco Moro, o coordenador da regional de Saúde, Luiz Genaro e a diretora do hemocentro RS, Marisa Martineli.
Durante a sexta-feira, ocorreu uma campanha de doação de sangue ocorreu entre 9h às 16 horas. A ação contou com o apoio do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, que esteve com uma equipe no local.